Pages

sábado, 30 de maio de 2009

Serra despenca. Dilma sobe


Pesquisa Datafolha feita entre a terça-feira (26) e a quinta-feira (28) passadas revela que uma emenda constitucional para permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorresse a um terceiro mandato receberia hoje o apoio de 47% dos brasileiros e seria reprovada por 49%.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, que será divulgada na Folha de S.Paulo neste domingo, mostra que 47% das 5.129 pessoas entrevistadas aprovariam uma mudança na legislação para possibilitar um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 49% são contra. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Além do caso específico de Lula, o levantamento também apontou que 49% são a favor de presidentes concorrerem a um terceiro mandato no Brasil. Em novembro de 2007, a hipótese tinha a aprovação de apenas 34% e a maioria (63%) a rejeitava. O índice de aprovação cai para 38% para terceiros mandatos de governadores e 35%, para prefeitos.

Em uma possível disputa para presidente em 2010 com o governador de São Paulo, Lula seria reeleito em primeiro turno, com 47% das intenções de voto, contra 25% de José Serra, segundo a pesquisa do instituto. Ciro Gomes teria 8% dos votos e Heloísa Helena contaria com 7% do eleitorado. Sem Lula, Serra lideraria todos os cenários pesquisados.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os números refletem a popularidade de Lula. No entanto, um terceiro mandato desgastaria a imagem do presidente. "Dos que aprovam o governo, 37% são contra o terceiro mandato. Há resistência mesmo entre os eleitores de Lula, um indício de que pode ser desgastante", afirmou.

Proposta

Na última sexta-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC 367), que possibilitaria o terceiro mandato para presidente da República, governadores e prefeitos não teve o mínimo de assinaturas necessárias para que ela tramite na Câmara e deve voltar ao autor, o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE). 49% reprovam o terceiro mandato? Duvido!

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração