Pages

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

FINATEC estoura no colo dos Tucanos (de novo) - 1

Quando o PIG viu envolvimento de prefeituras petistas com a FINATEC, acharam que tinham encontrado o escândalo da hora, para levar os demo-tucanos a conquista de prefeituras Brasil afora em 2008.

Mas novamente, bastou uma simples procurada no google, para ver que o telhado de vidro demo-tucano é bem maior também nesse caso.

A FINATEC foi criada em 1992, ainda no governo Collor. A pretexto de facilitar a captação de recursos para pesquisa junto a empresas, mas tinha no fundo objetivo bem menos nobres: privatizar o ensino superior.

Acabou por servir a driblar licitações em serviços corriqueiros, que nada tem a ver com pesquisas. O esquema é simples: a Universidade ou algum órgão público paga à FINATEC para prestar algum serviço (que deveria ser apenas de pesquisa), com isso cria-se um canal de saída para o dinheiro público.

Nem todos os serviços da FINATEC são ilegais. Existem estudos e pesquisas que de fato atendem ao que propõe.

Outro esquema destas Fundações é criar cursos e serviços pagos para interesses privados, utilizando-se do nome e da estrutura da Universidade Pública, mantida com dinheiro público.

A FINATEC é registrada como sendo uma instituição sem fins lucrativos, no entanto sua atuação parece não ser bem assim,e a Receita Federal já recomendou a perda da isenção.

Mais uma vez, é um esquema de corrupção antigo demo-tucano, que tentou infiltrar-se em governos petistas, e somente com a chegada de Lula ao poder, esses esquemas vieram à tona, e estão sendo desbaratados, assim como foi a operação sanguessuga, a operação vampiro, e o próprio esquema Marcos Valério criado no governo Azeredo em Minas e levado para o governo federal de FHC a partir do Ministério da Comunicações tucano de Pimenta da Veiga, nos Correios.

O PIG se concentra em denúncias contra prefeituras de gestão petista, mas se o PIG não fosse PIG e fizesse jornalismo em vez de propaganda partidária, já conheceria a FINATEC de outros carnavais demo-tucanos.

Bastaria consultar o Ministério Público do DF, desde 2003 pelo menos, a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União, a própria Câmara dos Deputados (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle), e a ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Há farto material. A ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), já publicou dois relatórios amplos a respeito do assunto:

Forneço aqui a bibliografia para o PIG não ter trabalho de pesquisar (se clicar em cima do texto do título dos livros pode-se baixar - fazer download - deles na íntegra):

"Fundações privadas ditas de apoio às universidades públicas" (Fevereiro de 2006).
Há todo um capítulo especial chamado "Dossiê FINATEC".

"Universidades Públicas X Fundações ditas de apoio (Educação não é mercadoria)". (maio de 2007)

Com essas duas publicações, agora o PIG não terá desculpas para esconder o lado demo-tucano da notícia.

Na nota acima elencamos alguns contratos irregulares demo-tucanos da FINATEC.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração