Pages

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A ética do tucano

O deputado federal Leonardo Vilela (PSDB-GO), indicado ontem por seu partido para o posto de líder da bancada de oposição na Câmara, durou apenas quatro horas no cargo. Nomeado por volta das 16h, caiu por volta das 20h depois que a bancada tucana foi informada pelo próprio Vilela de que seu nome aparece na investigação da Operação Aquarela.Desvendado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Distrito Federal, o esquema teria desviado cerca de R$ 50 milhões dos cofres do BRB (Banco de Brasília). Em depoimento, uma ex-secretária da ONG Caminhar Jeovana Drazdauskas Silva disse que a entidade emitiu notas fiscais frias -relativa a serviços que, na verdade, não teriam sido prestados- para deputados federais, entre eles Leonardo Vilela.

A ONG Caminhar é apontada como a pivô do esquema. Ela teria recebido recursos milionários dos cofres do BRB em troca de pagamento de propina a funcionários públicos. O novo nome, que assumirá o posto de Julio Redecker (PSDB-RS), morto no acidente com o Airbus da TAM, será anunciado hoje. Segundo a transcrição do depoimento de Jeovana, "ela se recorda de haver remetido notas fiscais frias, quando trabalhava na Caminhar, em nome de (...) Leonardo Vilela". No seu segundo depoimento, Jeovana entregou aos investigadores cópia de e-mail, de 20 de março, em que o dono da Caminhar, André Luís de Souza Silva, a orienta a expedir uma nota fria ao deputado. Ainda de acordo com o depoimento, ela emitia "notas fiscais em favor de diversas empresas" cobrando uma comissão de 8% sobre o valor total da nota.

A suspeita é a de que o deputado possa ter usado as notas frias para ser reembolsado com a chamada "verba indenizatória" da Câmara. Outro deputado federal que tem o nome citado nas investigações é Antonio Bulhões (PMDB-SP). Há gravação de telefonema de uma funcionária de seu gabinete, em maio, para o dono da ONG com o objetivo de passar os dados para o preenchimento da nota fiscal.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração