Pages

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Grupo quer construir no Brasil fábrica de peças para a Boeing


Empreendimento de US$ 750 milhões deve empregar 900 pessoas altamente qualificadas. O Presidente Lula foi procurado por um grupo de investidores estrangeiros interessado em construir no País uma fábrica de componentes para aviões de fabricação da Boeing, confirmaram fontes oficiais a este jornal. O empreendimento, que prevê US$ 750 milhões em investimentos, deverá empregar 900 pessoas "altamente qualificadas". O assunto já foi tratado pelo Itamaraty. Os investidores estrangeiros fizeram o primeiro contato com o governo por meio do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, o assunto passou a ser tratado de forma confidencial pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O grupo de investidores procurou o governo para prospectar potenciais lugares para a construção da fábrica. O empreendimento demanda um local com boas condições logísticas e de infra-estrutura. Deve estar próximo a um aeroporto de grande porte, por exemplo. Durante as conversas entre governo e investidores, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram citadas como locais ideais que poderiam receber a fábrica. As instalações dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas, já foram inclusive visitadas pelos investidores.

O rumor de que o Brasil é sondado para abrigar uma nova fábrica de fornecedores da Boeing circula no mercado. Um dos mais notáveis executivos da aviação brasileira o escutou e consultou seus amigos na Boeing para verificar a veracidade da informação. Segundo relatou na semana passada um engenheiro aeronáutico, que prefere o anonimato, o assunto vazou ao mercado provavelmente por causa da pesquisa mundial feita periodicamente pela Boeing na busca de novos fornecedores. Como o parque aeronáutico nacional está em franco crescimento e dispõe de tecnologia altamente avançada, o Brasil foi incluído no levantamento.

Lobbies

A notícia de que a Boeing poderia investir no Brasil tem agitado prefeitos e deputados paulistas. Políticos e assessores já realizam lobbies junto ao governador José Serra para tentar atrair os recursos para suas cidades.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração