Pages

domingo, 30 de abril de 2006

Garotinho o menino gordinho


O Garotinho vai fazer greve de fome, em protesto contra as denúncias que diz estar sofrendo! Segundo ele a grande mídia está promovendo, esta bateria de denúncias, patrocinado pelo governo Lula. Engraçado, quando as denuncias são contra o PT e o Lula, o que ele faz. atiça lenha na fogueira para ver o circo pegar fogo. Agora contra ele é perseguição da imprensa e até do Lula! Mas pensando bem, uma greve de fome pode ajuda-lo muito, quem sabe o gordinho não perde um bons quilinhos e fica esbelo, porque eleição mesmo pra ele ja era.
Só acho, que isso, é mais uma mentira desse demagogo. Não se espante se esse cidadão for capaz de arrumar até um sósia para ir para o sacrificio, ficar na frente dos holofotes, enquanto ele mesmo, vai para uma churracaria comer do bom e do melhor. Esse sujeito mente demais. Quando vejo alguém, como o Garotinho, querendo se dar bem em alguma coisa em cima de mentiras, eu me lembro de um ditado que meu pai, que era um analfabeto, dizia: "Para não trabalhar, tem caboclo que inventa cada papagaiada." Isto é sem dúvida, uma grande papagaiada.

Adilson Borges Marinho - Mensagem do livro de visitas

SÓ TOMANDO RIVOTRIL!



VAI DAR LULA DE NOVO
De acordo com a primeira pesquisa Diário Data Associados, publicada neste final de semana no jornal Diário de Pernambuco, Lula tem 63% das intenções de votos dos eleitores. A candidatura do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) soma 9% e a do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 7%. O PMDB nacional decidirá em convenção se manterá o nome de Garotinho; o de Alckmin já está confirmado pelo PSDB. Em todo caso, verifica-se que não existe atualmente nome consolidado para enfrentar Lula em seu estado natal.
http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0328/0328_pesquisa_pernambuco.asp

(Bira Dantas)

Hilário: Garotinho inicia greve de fome por tempo indeterminado

O pré-candidato à presidência da República pelo PMDB, Anthony Garotinho, anunciou hoje, em pronunciamento dramático, uma greve de fome por tempo indeterminado. O ex-governador do Rio ocupa uma sala de 15 metros quadrados na sede regional do PMDB fluminense, no centro do Rio, onde terá acompanhamento médico e promete ingerir apenas água.

Acompanhado da mulher, a governadora Rosinha Matheus, que estava bastante abatida, Garotinho convocou entrevista para anunciar a greve como "último recurso em defesa da verdade" e disse que o "sacrifício" só vai terminar quando for "instituída uma supervisão internacional no processo político eleitoral brasileiro, assegurando a igualdade de tratamento a todos os candidatos; com acompanhamento de instituições nacionais que tradicionalmente defendem a democracia".


Outra condição imposta para o fim da greve é "que os veículos de comunicação que nos caluniam cedam o mesmo espaço para que a população possa conhecer a verdade dos fatos". Garotinho citou como supostos caluniadores a "grande mídia", segundo ele "liderada pelas Organizações Globo e pela revista Veja - com o indisfarçável patrocínio do governo Lula".

Procurada, a direção do jornal O Globo não quis comentar o assunto. A greve deflagrada por Garotinho é uma resposta às denúncias veiculadas neste fim de semana na mídia, envolvendo seu nome e o da governadora Rosinha Matheus em supostas irregularidades vinculadas à sua pré-campanha e à administração estadual. O ex-governador leu o pronunciamento, direcionado "à nação brasileira", e não quis responder a perguntas de jornalistas, a quem foi distribuído o texto impresso.
Tom Cruz

COM A BOCA NA BOTIJA


Assim passa mal...

Leia aqui o Jornal da CUT censurado pelo PSDB em São Paulo


PSDB pede e a Justiça censura Jornal da CUT que denuncia o desastre da administração Alckmin em São Paulo. Abaixo tem link para o PDF do jornal.

Por solicitação do PSDB, o TSE concedeu liminar censurando o Jornal da CUT-SP, num claro retrocesso das conquistas democráticas. Os tucanos argumentam que o jornal faz propaganda eleitoral antecipada. A CUT, legítima representante de duas mil entidades de trabalhadores e maior central sindical do Brasil, tem o dever de denunciar os desmandos de qualquer governo. A imprensa é livre. A manchete revela a verdade sobre o governo paulista: “Sai Alckmin, fica a violência, a miséria. O desemprego, as filas nos hospitais, a superlotação nas salas de aula e 65 CPIs engavetadas”. A riqueza nas investigações, a argúcia das denúncias e o alcance da reportagem incomodaram os tucanos. A CUT-SP recorreu da decisão.

A censura está provocando uma corrida ao Jornal da CUT na internet:

Para Edílson de Paula, presidente da CUT-SP, a publicação se baseou “em notícias e estatísticas amplamente divulgadas pelos meios de comunicação de massa” e enfatizou que a Central está a serviço do trabalhador, procurando alertá-lo sobre sua realidade política. "Assim como a grande imprensa tem toda a liberdade em investigar a vida pública das autoridades, nós temos o compromisso de alertar o trabalhador e mantê-lo consciente do que está acontecendo", diz o presidente da CUT-SP. A tiragem normal de 30 mil exemplares foi programada para 1,5 milhão.

O DESMONTE DE UM ESTADO

Segundo a edição censurada, ao deixar o governo para se candidatar à presidência da República, Geraldo Alckmin estava às voltas com um estado deteriorado. O PIB de São Paulo, em 1985, representava 36,1% das riquezas produzidas no Brasil. Passou para 32,6% em 2002, sendo ultrapassado pelo PIB do Rio de Janeiro e caindo para terceiro lugar no ranking nacional.

Se o desempenho econômico foi nefasto, pior ainda se deu na área social, sobretudo na educação. “Devido ao Ciclo de Progressão Continuada, os alunos da rede estadual têm passado de ano sem saber ler e escrever. Ou seja, o Estado tem formado analfabetos funcionais”, afirma Edílson de Paula.

CRIMINALIDADE

“Isso sem contar os índices alarmantes da criminalidade: uma média de 1.260 seqüestros relâmpagos por ano e mais de 40 rebeliões nos Complexos da Febem, que tem deixado os paulistanos com medo de sair às ruas”.O presidente da CUT destacou que, no governo tucano, o Primeiro Comando da Capital (PCC) se fortaleceu, a ponto de organizar, impunemente, numerosas rebeliões e fugas.

É o reflexo da ausência de políticas públicas estaduais contra o crime organizado. A cada ano, são assassinados cerca de 16,3 mil jovens de 15 a 24 anos, pobres, do sexo masculino e da cor negra. “Cadê o respeito e cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente?”, indaga Edílson. Para a população carente, um dos maiores tormentos urbanos, seriamente agravado na gestão de Alckmin, foi o transporte público — insuficiente, caro, de qualidade duvidosa.

Alckmin, enquanto foi governador, prejudicou o sistema de metrô e trens, ao prolongar modestamente as linhas, aumentar o preço da passagem em 50%, não investir na melhoria das malhas e permitir que a violência se alastrasse pelas estações. Só em 2005, os assaltos cresceram 88% no metrô.

DESMONTE DA SAÚDE

O desmonte ficou igualmente visível na área de saúde. “Com a privatização dos hospitais e postos — que passaram a ser gerenciados pelas Organizações Sociais (OSs), empresas privadas —, os atendimentos que já eram problemáticos tornaram-se ainda mais difíceis para a população, principalmente a de baixa renda”, afirma Edílson de Paula.

A política de privatizações, iniciada no governo Covas (1995-2001), causou transtornos e prejuízos para essa mesma população carente. “O governo vendeu empresas públicas importantes, como do setor de energia e financeiro, e nunca prestou contas para a sociedade sobre a destinação dos recursos arrecadados”, lembra Artur Henrique da Silva Santos, secretário-geral da CUT Nacional.

De acordo com ele, “as privatizações acarretaram no aumento das tarifas de energia, na precarização nos locais de trabalho e demissões de trabalhadores. Essa é a visão de Estado mínimo do PSDB, que prioriza a receita financeira e esquece do lado social”.

65 CPIs ABAFADAS

Em seu governo, 65 pedidos de CPIs (Comissões Paramentares de Inquérito) foram arquivados na Assembléia Legislativa, em contrariedade aos anseios de movimentos e entidades sociais. “Enquanto o governo federal abriu a discussão para toda a sociedade e investigou as denúncias de corrupção, o governo tucano caminhou ao contrário: abafou graves denúncias como as que envolviam o rebaixamento da Calha do Rio Tietê, a Sabesp, a CDHU, o Rodoanel, o Metrô e agora a Nossa Caixa”, enumera Artur Henrique.Cláudio Lembo — uma figura do médio escalão do PFL, que substituiu Alckmin no governo — mantém a postura anti-social de seu antecessor. A censura ao jornal da CUT visa calar as entidades sociais e acelerar o desmonte do estado, o que a CUT combaterá com trabalho e dignidade.

Para ver o jornal em PDF clique aqui
Com informações do site do Deputado Emiliano - Bahia

Helena

O risco de Lula...


Os dois partidos de oposição ao atual governo brasileiro não cessam na cruzada em prol de uma suspeita incriminação do presidente. Partidos com passados condenatórios, determinados por incapacidade administrativa e sentimento antinacional, PSDB e PFL já não mais sustentam as diversas tentativas vãs de manipular a opinião pública. Através da utilização de meios de comunicação corruptíveis, a exemplo de Diogo Mainardi, assumido jornalista por encomenda, Boris Casoy, com seu discurso fascista-golpista, e a revista Veja, o tablóide direitista do Brasil, a oposição coronelista esgotou todo o arsenal fictício do qual dispunha.

Lula ainda é o preferido pela esmagadora maioria da população brasileira!

Fato atual curioso é o ocorrido no Mato Grosso. João Arcanjo Ribeiro, traficante, assassino, bicheiro e tudo de ilegal que nos vier à mente concedeu entrevista exclusiva ao Fantástico, a qual será exibida amanhã (30/04/2006) no programa. Nesta entrevista o bandido divulga nomes de políticos envolvidos em todos os seus crimes. Praticamente todos do PSDB.

João Arcanjo ontem foi calado. PSDB entrou com liminar impedindo que o traficante desse uma entrevista coletiva em sua cidade. O partido de oposição a Lula pretende fazer o mesmo impedindo a entrevista de ser veiculada pelo Fantástico. Eis que dois grandes poderes se enfrentarão, PSDB e Globo. Quem saira vencedor?!

Caso a Rede Globo coloque no ar as denuncias de João Arcanjo, Lula corre um grande risco. PSDB seria alvo de ininterruptas investigações paralelamente à crise eleitoral que enfrenta, com o péssimo desempenho de Geraldo Alckmin. O partido de direita não agüentaria, ainda, Lula na mídia.

A esquerda não pode ganhar tamanho espaço, segundo a visão de PSDB e PFL. Lula corre um grande risco. Quererão matá-lo!

Helena

Heloisa Helena pirou de vez!


Uma das comandantes do eixo do mau (celerada, cruel, daninha, funca, maldita e maligna) a senadora e presidente nacional do P-SOL, Heloísa Helena, em recente visita ao estado da Paraíba (27/04), como de costume, agrediu de forma ruinosa o Presidente Lula, claro, tudo isso acontecendo aqui na Paraíba só poderia ter sido por obra e arte do PSDB e PFL, eu não duvido nem um pouco. Não bastasse a deletéria chamar Lula de comandante de todos os atos de corrupção, a infesta senadora e demente ainda se declarou contrária ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, afirmando: ”O governo federal, com esse projeto, quer instalar, na verdade, um propinódromo das empreiteiras, das construtoras e dos delinqüentes de luxo do mundo da política”, é triste ver uma pessoa desequilibrada, andando ai pelas ruas, pregando a ética tucana e pefelista de governar. Sua visita à Paraíba poderia ter sido evitada se o senador caçado, aquele pelo DF, não estivesse tão ocupado com o Brasiliense. O nordestino e brasileiro, o povo sofrido do sertão, do semi-árido não merecem tanta desesperança. Projetos que venham para melhorar e mudar o quadro atual do "de tentar sobreviver, ter dignidade e de ser feliz", não podem ser viabilizados. Quanto mais necessitado mais fácil de ser dominado.


Artur¹³ Conolly

sábado, 29 de abril de 2006

Lula sobe 3 pontos; Alckmin e Garotinho na mesma


"Numa pesquisa de intenção de voto para a Presidência realizada por um grande instituto na semana passada, Lula subiu 3 pontos. Geraldo Alckmin e Anthony Garotinho não se mexeram. Mas é uma pesquisa de entressafra – ou seja, as que começam a importar serão feitas nesta semana, após a primeira série de comerciais em rede nacional do candidato tucano. Alckmin agora terá de se mexer. Aliás, há um consenso entre marqueteiros de todas as latitudes de que os comerciais de Geraldo Alckmin são fracos. Há, na melhor das hipóteses, um subaproveitamento de tempo e oportunidade."As pesquisas continuam sendo feitas, semanalmente, inclusive. Mas, como o Alckmin está muito mal em todas elas, não estão dando o mesmo destaque de antes.
Aguardem-se as pesquisas."

As informações vem do meu amigo Orkuteiro Veins

Helena

Cantinho da Saudade


Onde anda ACM Neto?


Por falar em saudade, alguém sabe por onde anda o deputado ACM Neto? Ele sumiu do noticiário desde que levou uma traulitada (metafórica, bem-entendido), durante uma sessão da subcomissão da finada CPMI dos Correios encarregada de investigar os fundos de pensão, da qual era o relator. No afã de fazer bonito e aparecer na Globo, o deputado pretendia arrancar de um dirigente da Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil), a confissão de que investimentos feitos pelo fundo nos bancos Rural e BGM tinham como objetivo favorecer o PT e trouxeram prejuízos para a entidade. Porém, para desconforto de ACMinho, o diretor da Previ falou de outro investimento, em outros tempos, que trouxe um tremendo prejuízo para entidade – o do Condomínio Costa do Sauípe, onde a Previu micou com cerca de 600 milhões de reais, por influência do vovô ACM (como foi no tempo de FHC e ACM estava no meio, não seria errado dizer que foi imposição, ao invés de influência). Desde então a figura diminuta da ACMinho anda distante dos holofotes da mídia.

Volta, deputado. Estamos com saudades das suas bravatas e pantomimas.

Teste: olhe atentamente a foto acima e responda: você compraria um carro (ou qualquer outra coisa) usado por este homem?

Jens

SÓ RINDO


E Alckmin só desce, parece caminhão sem freio em ladeira!
(Bira Dantas)

Garotinho teria usado avião de Arcanjo


Depois das ligações do bicheiro João Arcanjo Ribeiro com políticos do PSDB, a Veja, neste fim de semana, divulgou uma reportagem a relação do bicheiro, que está preso em Mato Grosso, com o presidenciável Anthony Garotinho (PMDB). De acordo com a revista Veja, o pré-candidato Garotinho se utilizou do avião Cessna Citation III, prefixo PT-LVF, de propriedade de Arcanjo, para um evento de campanha em Curitiba, em 09 de março.A revista Veja denuncia que Garotinho mantém relacionamentos suspeitos com fornecedores, empresas de fachada e uma promíscua relação entre o público e o privado. O maior destaque, no entanto, foi dado para a suposta relação com João Arcanjo. Para reforçar a denúncia, a revista publicou uma foto de Garotinho descendo do avião, com destaque para o prefixo da aeronave, e uma foto de Arcanjo atrás das grades. Leia mais aqui

Helena

Técnico da seleção Brasileira, Parreira diz: ‘‘Lula é um fenômeno’’

Carlos Alberto Parreira deu entrevista hoje para a Revista ISTO-É, disse estar calmo, falou de futebol, família e política. Quando foi perguntando sobre o Presidente Lula, Parreira disse " Lula é um fenômeno"

ISTOÉ – Quem dorme mais tranqüilo, o sr. ou o presidente Lula?

Carlos Alberto Parreira – Difícil para os dois, hein? O presidente é cobrado diariamente. Não dão colher de chá. É crítica aqui, é charge ali, é CPI. Mas no período da Copa, e já a partir de 15 de maio, com a convocação, serei mais cobrado que ele, tenho certeza. Vão esquecer um pouquinho o presidente.

ISTOÉ – O sr. põe o presidente e o treinador da Seleção em patamar semelhante diante da opinião pública. Mesmo com a vitória em 1994, o sr. foi muito criticado, e agora tem nova chance. Lula merece outra chance também?

Parreira – O Lula é um fenômeno. Nessa crise toda pela qual o PT passou, ele manteve intocados os índices de popularidade. É um homem de valor e carisma impressionantes. O Lula ganhou em 2002 e o Brasil não afundou, ao contrário. A economia melhorou, o dólar se manteve, a inflação não aumenta. O governo dele tem sido bom. É difícil dar abrigo a 30 milhões de pessoas sem habitação, é difícil resolver os problemas de educação e saúde, mas esses problemas não nasceram com o Lula.

Leia a matéria completa aqui

Helena

Palanque do PFL acaba em aplausos para Lula na Bahia


Lula aplaudido na Bahia

Sexta-feira, 28 de abril de 2006. A pequena cidade de São Gonçalo dos Campos, no Recôncavo Baiano, 30 mil habitantes, se prepara para inaugurar uma escola de informática instalada pelo governo da Bahia. Pelo menos a placa dizia isso. Muita festa. Bandas marciais cruzam as ruas. No palanque, os políticos. O deputado estadual Vespasiano Santos (PFL) pede votos, fala de ACM, César Borges, Paulo Souto, Otto Alencar, seguidores servis de ACM que governaram a Bahia. O prefeito José Carlos Oliveira (PFL) chama o deputado federal Pedro Irujo (PMDB) para falar. Afinal, o infocentro era resultado de uma emenda ao Orçamento da União da autoria dele. Então o tom muda. Pedro Irujo, industrial, ex-dono da TV Itapoan (TV Record), e proprietário de muitas emissoras de rádio na Bahia, em vez de agradecer a ACM e ao governador Paulo Souto, como é de praxe em palanques na Bahia, agradece ao presidente Lula. “A escola de informática (Infocentro) devemos ao Governo Lula, as obras de saneamento devemos ao Governo Lula, a pavimentação do bairro Pitubinha devemos ao Governo Lula. Tudo aqui devemos ao presidente Lula, o Bolsa Família, o aumento do salário mínimo, e o bom estado da BR 101”. Só faltou dizer, votem em Lula. O prefeito fica sério. Os políticos no palanque se constrangem. A plebe explode. Não era uma noite do PFL, era de Lula. O discurso “fora do tom” foi o buxixo da noite alegrada pela Banda Zueira.

Moral da história: enquanto Daniela Mercury, Cristiana Torloni e Caetano Veloso criticam, o povo lá no Brasil profundo aplaude Lula. Quem vai ganhar?

Helena

O estilo malvadeza


A Carta Capital acaba de quebrar o espantoso silêncio da grande mídia sobre as denúncias do deputado Emiliano José (PT-BA) revelando negociatas em portos da Bahia.

O reinado carlista na Bahia, quase sempre sob controle, vive momentos de grande alvoroço às vésperas do período eleitoral. À decisão do PSDB local de não se aliar ao PFL dominado pelo senador Antonio Carlos Magalhães juntou-se mais uma saraivada de denúncias que envolvem o clã de ACM. No olho do furacão está o publicitário preferido do senador, Fernando Barros, dono da Propeg e das principais contas publicitárias do governo da Bahia e dos fiéis seguidores do carlismo. Acusado pelo deputado estadual Emiliano José, do PT, de usar Barros como testa-de-ferro em negócios escusos, ACM reagiu com a virulência de costume: chamou o adversário de "canalha" e, é claro, botou a mãe no meio. Iniciou-se, então, uma troca de insultos, via fax, com papéis timbrados do Senado Federal.Leia a matéria na íntegra aqui

Helena

NÃO PODE FALAR: PSDB faz Arcanjo calar a boca e cancelar entrevista bombástica


Arcanjo não vai dar mais coletiva para a imprensa mato-grossense neste sábado, às 14h, em sua nova habitação, a Penitenciária do Pascoal Ramos como havia prometido.
O cancelamento não foi porque o capo da máfia do bicho em Mato Grosso, o comendador João Arcanjo Ribeiro tenha resolvido calar a boca e desistido de divulgar todo o esquema que corria em Mato Grosso envolvendo grandes empresários e políticos do Estado, no esquema de propina, principalmente nas eleições. A boca de Arcanjo precisou ser calada devido a uma liminar impetrada na justiça pelo PSDB, partido que foi citado e que teve importantes nomes da sigla divulgados por Arcanjo na entrevista que concedeu para a Rede Globo de Televisão que dificilmente irá ao ar neste domingo no Fantástico.
Na manhã deste sábado, quando estava se preparando para ir ao encontro de seu cliente, o advogado de Arcanjo, Zaid Arbid recebeu a informação de que o PSDB havia entrado na Justiça com liminar pedindo o cancelamento da entrevista. Irritado comunicou o “chefão” que decidiu cancelar a bombástica entrevista que daria esta tarde. “Meu cliente só vai falar após o julgamento do mérito de recurso do PSDB que quer a suspensão da entrevista no Fantástico”, explicou o advogado ao site 24 Horas News .
“Quanto a entrevista ao Fantástico, nós da defesa de Arcanjo e a Rede Globo estamos aguardando o julgamento da liminar impetrada pelo PSDB. Acreditamos que iremos vencer esta batalha e Arcanjo vai falar ao vivo tudo o que sabe e tudo o que ocorreu”, disparou o advogado em tom irônico sobre a decisão dos tucanos, os que mais temem a divulgação da entrevista. Agora é esperar que o PSDB deixe Fantástico mostrar a entrevista.

Nervos em pandarecos: O moleque boca-suja


É fácil saber quando um político está desesperado – é quando ele abandona os argumentos e passa a insultar o oponente. Pois é exatamente isso o que está acontecendo com o pré-candidato Anthony Garotinho, do PMDB, e o candidato Geraldo Alckmin, do PSDB. O primeiro chamou o presidente Lula de "covarde e hipócrita" por se manter distante das denúncias contra o governo. Ora, se Lula afirma que desconhecia as supostas irregularidades não resta outra alternativa que não seja acreditar na palavra do presidente, por mais que isso desagrade Garotinho. Principalmente porque todas as denúncias foram ou estão sendo investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, sem intervenção do governo. Ou o ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro possui o dom da onisciência para conhecer o que o presidente sabe ou deixa de saber? Calma moleq...ops Garotinho, calma...

O nervosismo do candidato peemedebista é compreensível, afinal foi flagrado em um ato delituoso ao receber dinheiro de um presidiário e de empresas suspeitíssimas para turbinar sua escolha como pré-candidato pelo PMBD. Reconheça-se, porém, que o caso só saiu das sombras – com direito a capa de Veja caracterizando-o como diabo – porque ele ameaça a candidatura de Geraldo Alckmin, o queridinho da direita e objeto do post abaixo.

Nervos em pandarecos:O tucano despeitado


O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, classificou de "oportunismo" as inaugurações que o presidente Lula vem realizando no país. "Só falta lançar plano de rua", ironizou.

Bobagem, puro despeito. Como se sabe, a façanha mais vistosa de Alckmin no governo de São Paulo foi matar no nascedouro mais de 60 CPIs pedidas pela oposição. E, pelo que se vê agora, com a denúncia sobre o uso das verbas publicitárias da Nossa Caixa, as investigações teriam muito a mostrar sobre o estilo Alckmin de governar. O fato de que sua candidatura está liquefazendo-se a olhos vistos também não tem feito bem ao humor do ex-governador. Na falta de argumentos convincentes para contrapor-se ao governo Lula (como, por exemplo, elencar as realizações que fez em benefício das camadas mais pobres da população) Alckmin limita-se a disparar declarações azedas e insultuosas contra o presidente, para ocupar o espaço generoso que a grande imprensa lhe oferece. Para que não fique a impressão de que este blog não tem preocupação com o bem-estar de seus adversários políticos, aqui vai uma recomendação caseira para acalmar os nervos em pandarecos de tucanos, peemedebistas e oposicionistas em geral: doses generosas de chá de camomila, cidreira ou maracujá todas as horas do dia. É tiro e queda, segundo garantiu a bondosa vizinha que me deu a dica. Vão ficar calminhos, calminhos...

Jens

Estão tremendo muito!


Estão tremendo muito, não é pouco não.

A metralhadora voltou-se contra Garotinho, que ultrapassou Alckmin nas pesquisas (empate técnico). Os espertalhões do PFL estão querendo tirar o corpo fora, falam apenas em apoio, aliança fica para depois da eleição. Se ganharem, casa.

Os eleitores que bateram muito no PT estão envergonhados de assumir qualquer outra bandeira, agora só falam em Voto Nulo. Os blogs criados para apoiar o golpe, como, por exemplo, o do Noblat, está sem "freguês", deve sair do ar, falta munição, ou seja, as calúnias estão se tornando cada vez mais difíceis de serem formuladas. A própria Veja está cabreira, perdeu muitos leitores e assinantes depois que o site Orkut fez campanha, pedindo cancelamento de assinaturas.

Mas não devemos baixar a guarda, de uma hora pra outra podem criar novo factóide. Não dá mais para requentar Francenildo, o caseiro.

Enquanto isso...

Lula pode ganhar no primeiro turno...

É o que dizem os analistas especialistas em campanha política e eleições.
Helena

PSDB tenta impedir matéria do Fantástico


Insistentes rumores nos bastidores políticos e jurídicos de Cuiabá dão conta de que os dirigentes do PSDB em Mato Grosso estariam estudando a possibilidade de recorrer à Justiça para impedir a veiculação da longa entrevista que o bicheiro João Arcanjo Ribeiro concedeu ao repórter Eduardo Faustine, da equipe do programa “Fantástico” e que está tendo a sua exibição anunciada para domingo. Dizem que o depoimento de Arcanjo, caso se dê nos parâmetros já divulgados pela imprensa, pode trazer graves prejuízos à legenda tucana e ao seu esforço para recuperar espaço no universo político .

Para esses tucanos, qualquer movimentação no sentido de impedir a exibição da reportagem pode ampliar de forma incalculável a curiosidade do público em torno da matéria, fazendo com que o PSDB apareça como vilão na estória. A vitória com uma liminar, agora, se traduziria em tragédia caso este recurso venha a ser derrubado nos próximos dias, argumentam ainda estes tucanos.

De acordo com o que já transpirou para a imprensa, Arcanjo, na entrevista que será exibida pelo “Fantástico” antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários aos quais teria financiado durante as atividades de suas factorings em Mato Grosso. Ele teria citado diversos políticos ligados ao PSDB.

Os repasses extra-duodécimo para a Assembléia Legislativa fizeram a festa de muitos políticos e eram autorizados pelo então governador Dante de Oliveira e pelo secretário de Fazenda, Valter Albano, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ainda estariam na lista de devedores, oficiais PMs, delegados de polícia, donos de empresas de comunicação, parlamentares, magistrados, empresários e uma gama de malfeitores que se locupletavam do poderio de Arcanjo na época do período de ouro do crime organizado.
Helena

Só penas voando


Para os tucanos a noite de ontem foi terrivel,preocupados com o teor do conteúdo da entrevista concedida pelo ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso, o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, os dois principais líderes do PSDB do Estado, o ex-governador Dante de Oliveira e o senador Antero Paes de Barros, entraram em contato com cúpula da emissora na tentativa de saber se seus nomes foram citados e a fim de garantir um eventual direito de resposta. Consultaram o jornalista Jeneton Moraes Neto, da equipe do Fantástico, e foram informados que o material ainda está sendo analisado e todos os direitos de resposta serão assegurados, como política da Globo em todo Brasil e norma do bom jornalismo.

Segundo fontes da emissora em Mato Grosso e no Rio de Janeiro, a reportagem talvez nem saia no Fantástico deste domingo em função da grade programática já estar completa e pelo fato do material de Arcanjo ser bombástico, envolvendo dezenas de autoridades públicas estaduais. Na entrevista, Arcanjo teria revelado as ligações de suas empresas de factgoring com o financiamento de campanha do tucanato, de parlamentares e de prefeitos em 1998 e 2002, ele confirma também o repasse de R$ 5,7 milhões para a campanha de Antero. As factorings de Arcanjo lavaram muito dinheiro público durante a administração Dante de Oliveira, segundo apurou o Ministério Público Estadual, através de empresas fantasmas, articuladas justamente para desviar os recursos do erário, em repasses extra-duodoécimos para o Poder Legislativo.

Helena

sexta-feira, 28 de abril de 2006

Lula é recebido com coro pela reeleição em SP


Ao chegar na tarde desta sexta-feira ao encontro do Partido dos Trabalhadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na quadra de esportes do Sindicato dos Bancários aos gritos de "1,2,3, Lula outra vez".
No 13º Encontro Nacional do partido, Lula será aclamado à reeleição pelos 1,2 mil delegados que participarão do evento até domingo. Essa é a mais alta instância política do PT, mas Lula só vai confirmar sua candidatura em junho, na convenção prevista pela legislação eleitoral, segundo uma fonte do governo.

Helena

O ovo da serpente


Como a CPMI dos Correios já acabou e a CPI dos Bingos caminha para o ocaso sem produzir mais fatos negativos para o governo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, assumiu com zelo o papel de algoz do governo. Em discurso na posse da ministra Ellen Gracie na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), ele reafirmou o bordão surrado da oposição de que "a República sofre o pior das crises" (o que dizer, então, dos fatos que levaram ao suicídio de Getúlio, o golpe militar de 64 e o impeachment de Collor? Menos dr. Busato, menos...). Ele também reprovou o governo e os movimentos sociais. "Há um comportamento indecoroso, capaz de desgastar as instituições do Estado e aprofundar o descrédito que as fragiliza diante da sociedade brasileira. A falta de confiança é a serpente que se nutre do autoritarismo", afirmou o presidente da OAB.

Besteira. Ou não é uma prova de fortalecimento das instituições o fato de que todas as denúncias estão sendo amplamente investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal e, quando é o caso, os inquéritos estão sendo remetidos para a apreciação do Judiciário? De que autoritarismo fala o presidente da OAB, se as CPIs escarafuncharam à exaustão todos os aspectos do governo Lula que lhe interessavam, extrapolando até mesmo os limites que determinaram a sua instalação? Ou ele estaria referindo-se a Geraldo Alckmin que, a exemplo do ex-presidente FHC, abortou todas as tentativas de criar CPIs para examinar as malfeitorias do seu governo no Estado de São Paulo? O ovo da serpente quem está chocando são os atuais dirigentes da OAB, ao propagandear a proposta de impeachment do presidente Lula, sem fatos que comprovem tal procedimento. Isso caracteriza uma tentativa de golpe, bem ao gosto dos totalitários que temem não conquistar o poder através do voto. As besteiras disparadas por Busato são fruto de uma visão caolha da realidade ou uma deslavada má-fé? Escolha a sua resposta

Jens

Lista de Arcanjo deve cair com uma bomba atômica


As acusações de Arcanjo devem cair como um bomba no colo do PSDB e, principalmente do ex-governador Dante Martins de Oliveira e do senador Antero Paes de Barros, dois caciques da política estadual e que são acusados de terem sido os maiores beneficiados nas últimas eleições.

A PF em uma de suas operações contra o crime organizado em Mato Grosso, em 2004, encontrou no escritório da VIP Facotoring, empresa conhecida como “lavadeira” do dinheiro sujo de Arcanjo, um computador que mostra que o PSDB movimentou em 2002 R$ 240 mil com Arcanjo. Dizem que este valor é bem maior e pode chegar a uma cifra próxima aos R$ 10 milhões, dinheiro que o ex-capo quer reaver custe o que custar.

Nas investigações da Polícia Federal contra o crime organizado existem 16 inquéritos. E se realmente Arcanjo resolveu falar tudo o que sabe a reviravolta política no Estado será grande. Dizem que haverá uma revoada intenso nos céus de Cuiabá, com muita gente desistindo de disputar qualquer pleito eleitoral.

Helena

TORLONI, LIMA, FAGNER e CIA LTDA.

Agora virou moda alguém citar que um bando de "artistas" está vindo à publico criticar a tal "onda" de corrupção no Brasil.

Será que nasci numa época errada?? Será que antes de 2003 não existia corrupção?? Nunca soubera antes que a PF prendia alguém, visto que na era do FHC, a PF estava sucateada e com salários aviltados.

Mas voltando ao assunto, no caso de Cristiane Torloni, que disse na Globo que está revoltada com a corrupção e joga toda a culpa no LULA. Pelo amor de Deus dona Cristiane. Será que só por que LULA está fazendo coisas nesse governo, que até hoje nenhum sociólogo foi capaz de fazer, que a ele tem que ser dado também o poder de transformar o brasileiro, principalmente o político safado, enfurnado nesses partidos de coronéis ACM, BORNHAUSEM, em pessoas com o mais alto dom da moral e da ética??

Pera la´, moça... você é uma "artista" que se enveredou pelo "mundo" do cinema pornô e ninguém te cobrou alguma coisa sobre ética e moral. E se te perguntasse, fatalmente você diria que era uma "postura" poética e por isso era tolerável e também uma transgressão lícita.

Alguém já viu EVA VILMA em filme pornô?? Alguém já assistiu Tony Ramos contracenando com prostitutas travestidas de atrizes?? Pois é, e vem Lima Duarte e critica Ramos.

Talvez Cristiane ficasse indignada com alguma coisa e tem todo o direito de questionar, só não lhe é permitido fazer ilações em frente a milhões de espectadores que lhe dá a concessão para que ela entre nos seus lares e invadem sua privacidade. É preciso muito cuidado com isso. Já imaginou, Cristiane, alguém lhe perguntar sobre o episódio da morte do seu filho?

O que você sentiria se ouvisse a frase: "Ela estava drogada quando atropelou o seu filho de três anos...?
Tom Cruz

Tucanos em pânico

Arcanjo fala no “Fantástico” sobre caixa 2 em MT e vai apresentar lista de políticos e empresários domingo no Fantástico

É Fantástico! O slogan que há 30 anos se tornou marca registrada aos domingos a noite, na TV Globo, promete ser mais do que fantástico neste domingo. É que uma equipe da emissora carioca esteve na última quinta-feira em Cuiabá. A reportagem não será sobre o Pantanal, muito menos sobre a floresta amazônica. Desta vez a matéria que promete bater todos os recordes de audiência em Mato Grosso será com o presidiário João Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia do bicho no Estado e acusado de ter mandado matar muita gente, entre elas o dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão. Na entrevista, Arcanjo antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários que promete apresentar à Polícia Federal dia 5 de maio. Cita nomes, todo o esquema que envolvia o envio de propinas aos políticos e fala em Deus.

No encontro com o Fantástico, Arcanjo abre o jogo, fala dos empréstimos que fez para políticos e empresários mato-grossenses. Cita nomes e assegura que todos estes ainda lhe devem os empréstimos feitos, principalmente referentes às campanhas de 1998 e 2002. Mas o assunto mais bombástico da entrevista foi mesmo quando o repórter lhe perguntou sobre o esquema de empréstimo de dinheiro nas campanhas políticas de 1998 e 2002 e os políticos que foram beneficiados com a sua ajuda financeira. Tranqüilo, com um sorriso sarcástico, Arcanjo não poupou ninguém. Citou os nomes de vários políticos que estão se preparando para as eleições de 2006 e que são considerados bons de votos.

Policiais que acompanharam a entrevista disseram ao site 24 Horas News que ficaram surpresos com os nomes dos políticos citados por Arcanjo. “É gente da alta. Político famoso. Tem empresário que se diz poderoso. Um esquema incrível de poder e bajulação”, disse um dos policiais não conseguindo conter a surpresa do conteúdo da entrevista que vai ao ar domingo no Fantástico. Arcanjo falou também do chamado “Esquema tucano”, o já conhecido empréstimo de dinheiro para a campanha tucana de 1998 e 2002 e que acabou em investigação da Polícia Federal em 2004 com a apreensão de computadores nos escritórios políticos do ex-governador Dante de Oliveira e no Diretório Estadual do PSDB.

A entrevista que foi negada aos veículos de comunicação de Cuiabá, mas que vai ao ar no Fantástico é aguardada com expectativa, com muito nervosismo por parte da classe política e empresarial que se acostumaram ao recebimento de dinheiro fácil de Arcanjo. As drogarias e farmácias de Cuiabá estão ampliando os estoques de calmantes. Os hospitais da cidade estão se preparando para receber após o programas pessoas que tiverem seus nomes citados com pressão alta e infarto. O programa jornalístico da Globo será mesmo de arrepiar os cabelos, será Fantástico! A entrevista foi produzida e conduzida pelo jornalista Eduardo Faustine, o afamado “repórter sem rosto” das Organizações Globo, que vem acompanhando o caso de Arcanjo desde a deflagração da Operação Arca de Noé.

Repetindo a atitude de Suzane von Richthofen, Arcanjo aproveita a aparição no “Fantástico” para falar muito em religião, dizer que tem Deus no coração e conta com a sua misericórdia. O bicheiro aproveitou também para mandar beijos para a família e aparentar arrependimento com relação às suas antigas atividades.

Caixa 2 do PSDB

Em seu depoimento, todavia, Arcanjo teria se mostrado implacável com relação aos investimentos que teria feito em apoio a determinadas figuras de destaque da política de Mato Grosso. Confirmou as informações já fornecidas à Justiça Federal de que políticos e administradores ligados ao governo do PSDB, em Mato Grosso, continuam tendo enormes dívidas para saldar junto às empresas de factoring que administrava.

Sempre de acordo com as informações que o policial que acompanhou os depoimentos vazou para a imprensa de Mato Grosso, Arcanjo teria detalhado operações financeiras que realizou com a Assembléia Legislativa e algumas secretarias do governo tucano.
A verdade das declarações, todavia, só será conhecida no domingo à noite.

Helena
Com informações exclusivas Do 24 Horas News/MT

Coitada da Daniela Mercury!


É muito diferente da mãe, Liliana Mercury, pré-reitora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), que foi da Juventude Universitária Católica (JUC) nos tempos de estudante e ainda participa do Movimento Familiar Cristão, com muita dignidade. Infelizmente, nem sempre os filhos saem como os pais querem, não é? O dinheiro e a fama atrapalhou a coerência e lucidez de Daniela. Ex-embaixadora do UNICEF, ela não consegue enxergar que o Governo Lula, ao contrário do ciclo de FHC, avança nas metas da ONU contra a pobreza. É tão caolha que provavelmente não percebe que, ao pedir para que não votemos em Lula, automaticamente, embora não explicite, ela apóia a alternativa, que é Alckmin, PSDB, tucanos, exatamente os que adotaram o neoliberalismo, aprofundaram as desigualdades sociais e pioraram os índices que o UNICEF tanto condena. Mas ela tem direito de se manifestar. É muito amiga de ACM, de Paulo Souto, e das verbas publicitárias da Bahia. Na terra de ACM os artistas têm muita diculdade de se manifestarem contra o poder local, o mecenato estatal compra consciências. São poucas as exceções. Acho que Daniela Mercury está lendo muito a revista Veja e a Folha de São Paulo, ou quem sabe o fato de ter sido "Contratada" pela direita, converteu-se pateticamente no novo arauto conservador do apocalipse. É a garota propaganda do famigerado Instituo Millenium e uma das figuras públicas do bizarro "levante" denominado Quero Mais Brasil. Vergonhoso que uma artista se preste a esse serviço sujo.

Helena

Feirão da Caixa põe 43 mil imóveis à venda em SP


A Caixa Econômica Federal deu a largada ontem ao segundo Feirão da Casa Própria, em São Paulo. Serão três dias em que, num mesmo lugar, o consumidor poderá tirar sua carta de crédito na hora pelo banco, pesquisar entre mais de 43 mil ofertas de imóveis de construtoras, imobiliárias e da própria Caixa, fazer propostas, e sair com contratos assinados e registrados em cartório. Outros 13 eventos como esse também serão realizados em mais oito Estados. A expectativa é atrair cerca de 500 mil pessoas.

Recursos

Para 2006, a Caixa destinou cerca de R$ 10,3 bilhões para financiamento habitacional das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mais R$ 2 bilhões da poupança. Até abril, já foram contratados R$ 3,5 bilhões - 119% mais do que os R$ 1,6 bilhão aplicados no mesmo período de 2005. "Este ano, 77% dos recursos foram para famílias com renda até cinco salários mínimos", somente para a Região Metropolitana de São Paulo, o banco reservou cerca de R$ 1 bilhão.

Helena

Lula cumpre agenda em São Paulo


O presidente Lula participa, às 9h30, da abertura do Feirão Caixa da Casa Própria, no Expo Center Norte, em São Paulo. Vai, às 11h30, à inauguração do Centro de Distribuição das Casas Bahia, em São Bernardo do Campo. E discursa, às 17h, na abertura do 13º Encontro Nacional do PT na sede esportiva do Sindicato dos Bancários, em São Paulo.

Helena

quinta-feira, 27 de abril de 2006

O QUE A VEJA NÃO QUER VER


O óbvio e uLULAnte!!!!!!!!!!
Que o país está melhorando!!!!
(Bira Dantas, de saída pra Londres)

Desatinados


Após dois anos sem ir ao Congresso, o presidente Lula visita a Câmara dos Deputados nessa quinta-feira, 27, a convite do deputado Aldo Rabelo. Vai inaugurar a mostra Construtores do Brasil, com fotografias de 25 parlamentares, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e JK.

Pronto!, foi o que bastou para atiçar a veia crítica e rancorosa da oposição. "É um gesto de campanha", berrou o deputado Jutahy Júnior, do PSDB. "Atacariam do mesmo jeito se o presidente não aceitasse o convite", reagiu o deputado Sigmaringa Seixas, do PT Se dependesse dos oposicionistas, o presidente Lula deveria ser encarcerado no Palácio do Planalto até eleição de outubro. Apavorados com o desempenho pífio do insosso Geraldo Alckmin na corrida à Presidência, eles estão perdendo o tino.

Jens

Que jornalismo é esse?

Eliane Cantanhêde usa sua coluna diária da Folha de S. Paulo para agredir o presidente Lula e o governo federal. Chefe da sucursal de Brasília da Folha, é mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra. Gilnei Rampazzo é sócio de Luiz Gonzales, o marqueteiro escolhido pelo PSDB para coordenar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Ele foi acusado pela Folha de S. Paulo de participar de um esquema de desvio de recursos da Nossa Caixa. O Brasil precisa de uma CPI da mídia.

Helena

ACM se descontrola e xinga



À revista Terra Magazine e em fax enviado ao gabinete do deputado Emiliano José (PT) o senador ACM reagiu de modo desequilibrado às denúncias. Disse que o parlamentar é um deslavado canalha, meteu a mãe de Emiliano no meio, fez ameaças, mas não explicou à Bahia e à Nação os negócios bilionários do Terminal Portuário de Cotegipe(TPC). Da mesma escola, o publicitário Fernando Barros também respondeu com agressões chulas. O deputado respondeu à altura, mas sem baixarias. Está tudo no site de Emiliano. Leia aqui a Terra Magazine

Helena

Pesquisa mostrará Alckmin em 3o


O desempenho do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, tem sido visto com cautela. Rumores dão conta que a próxima pesquisa de intenção de votos mostrará o tucano na terceira colocação atrás do peemedebista Anthony Garotinho.
Na noite de terça-feira, quem participou do jantar de Alckmin com as bancadas do PSDB no Senado e na Câmara disse que a platéia não estava animada. A comida tinha mais sabor que o discurso, segundo disse um tucano.

Helena

Ellen Gracie assume STF


Pela primeira vez nos 177 anos de história, o Supremo Tribunal Federal (STF) será comandado por uma mulher, a partir de hoje. A ministra Ellen Gracie Northfleet, 58, exerce, interinamente, a presidência do STF há um mês, em substituição ao ministro Nelson Jobim, que se aposentou para tentar voltar à carreira política. A mudança de administração é notada em pequenos detalhes da rotina do STF. Para a posse, que deve ter a presença de Lula, o tribunal recebeu “banho de loja”. Paredes foram pintadas e o plenário recebeu cadeiras extras e o piso foi elevado.

Helena

Gasto fixo com gasolina


A direção da Câmara decidiu fixar um limite de R$ 4,5 mil para os gastos de cada deputado com combustível. Esse dinheiro continuará embutido na verba de R$ 15 mil por mês que os 513 deputados têm à disposição para custear despesas em seus Estados. Como não foi alterado o mecanismo de fiscalização, o estabelecimento de um limite de gasto com combustível não impede fraudes na prestação de contas com a apresentação de notas frias. No Congresso, já há quem chame o limite de “cota de fraude”. No ano passado, os deputados gastaram um total de R$ 41 milhões

Helena

Presidente diz que quer garantir crescimento


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem durante o lançamento do livro do senador Aloizio Mercadante, que o objetivo de seu governo é garantir o crescimento econômico do país por 10 ou 15 anos: "Queremos dar ao Brasil condições de crescimento sustentável. O Brasil já teve cultura de crescer 10% e cultura de crescer 0%. As pessoas têm que entender que não existe milagre". Lula ironizou uma declaração que ouviu dando conta de que a inflação estaria sendo controlada pelo mercado: "Quem fez sacrifício fomos nós. Quem foi xingado na rua foi o Meirelles, foi o Palocci, fui eu, o Mercadante, que defendia o governo, e o Renan".

Sobre o encontro do PT marcado para este fim de semana, Lula afirmou que espera uma grande participação, mas adiantou que não é o momento de se anunciar candidatura: "Quem tem que ter pressa é a oposição. Se eu me lançar candidato, não vou poder fazer mais nada. Este não é o meu tempo". Sobre a possibilidade de elaboração de um programa de governo durante o encontro, Lula declarou que isso é uma decisão do partido e que outros aliados também poderão fazer o mesmo. O presidente lembrou que é a primeira vez que vai a um encontro do partido, desde que assumiu a Presidência da República.

Lula elogiou o livro de Mercadante e disse que ele não é uma defesa, mas uma constatação fotográfica do governo. E brincou com o presidente do Senado, Renan Calheiros, ao afirmar que, antigamente, todos pensavam que quem brigava era o PT. "Eu vendo a angústia do Renan com o PMDB e a do Alckmin, penso: 'como o PT é tranqüilo'".

Helena

Superávit é recorde


Os 4,39% do PIB em março ajudam o governo a responder às críticas de que ele faz gastança eleitoral. A equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem em mãos, desde ontem, um trunfo importante para rebater as suspeitas de que o governo não cumprirá a meta de superávit primário de 4,25% do PIB neste ano eleitoral. No mês passado, a economia realizada pelo setor público consolidado - União, estados, municípios e estatais - foi de R$ 13,186 bilhões, 179% superior a fevereiro e 7,6% maior que a de março de 2005. No acumulado em 12 meses até março, o superávit primário ficou em 4,39% do PIB.

É o maior valor absoluto para março desde o início da série histórica, em 1991. No mês passado também houve o primeiro resultado nominal positivo desde abril de 2005: R$ 286 milhões. Ou seja, a economia foi suficiente para pagar a fatura de juros e ainda sobraram R$ 200 milhões. O resultado ajudou a Bovespa a bater o recorde dos 40 mil pontos.

Helena

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Tresloucada do neoliberalismo


O presidente da CUT, João Felício, conseguiu irritar presidente da OAB, Roberto Busato. Falando sobre um possível pedido de impeachment do presidente Lula, Felício declarou: "Se algum tresloucado do neoliberalismo avançar nessa direção nós vamos reagir". Referindo-se à Ordem dos Advogados do Brasil, ele disse: "E spero que a OAB não entre com uma proposta dessa natureza. Falar em impeachment do Lula é loucura. Vai dividir o país." O presidente da OAB não gostou: " Divisão é esse radicalismo inconseqüente de movimentos tidos como sociais mas que estão derivando de sua posição. A Ordem continua do mesmo lado em relação à sociedade brasileira, na sua luta a favor da ética, da moral. E, infelizmente, vê hoje os movimentos sociais, que sempre foram abrigados por ela, tachá-la de tresloucada, de neoliberal, o que é um atentado a tudo que a Ordem dos Advogados do Brasil construiu a favor da República".

Busato tem razão, quando ressalta que a OAB tem uma história de luta em favor da democracia no Brasil. Para não ir muito longe, basta citar o comportamento altivo e combativo da entidade durante o regime militar, em especial sob a presidência do jurista Raymundo Faoro. No entanto, Busato não é Faoro e o passado digno não impede a OAB de cometer erros no presente. E é o que está acontecendo no momento, com a proposta de impeachment que o seu Conselho Federal vai apreciar no dia 8 de maio. Na contra-mão dos interesses populares, a Ordem está rasgando a sua história ao servir de instrumento aos setores neoliberais da sociedade que querem, por qualquer meio, afastar Lula da presidência da República. Aspecto sintomático da opção neoliberal da OAB é o fato de que um dos principais articuladores da proposta de impeachment, juntamente com Busato, é Miguel Reale Júnior, um tucano de carteirinha, ex-ministro da Justiça de FHC.

Cabe destacar que a luta a "favor da ética e da moral" da OAB segue o mesmo padrão seletivo empregado pela mídia oposicionista. Isto é, se manifesta em relação ao governo e ao PT e se cala diante dos atos cometidos pela oposição. Para os atuais dirigentes da OAB é ético parlamentares se comportarem como moleques de rua e ameaçarem surrar o presidente e chamá-lo de "bandidão". Também parece ser moralmente aceitável a esposa de um governador ser agraciada com 400 vestidos de alta costura por um estilista bondoso. Também não fere a ética e a moral este mesmo governador distribuir verbas publicitárias de um banco estatal em troca de apoio político. Como se vê, a hipocrisia e o cinismo chegaram também à OAB. Os advogados brasileiros já foram bem melhor representados.

Jens

Senador do PFL do Piauí usou jatinhos do Opportunity


“Motivo de polêmica na CPI dos Correios por causa da suspeita de que parlamentares teriam viajado em jatinhos da Brasil Telecom (BrT), a lista com as rotas de vôos dos três aviões da companhia, apontada como uma das fontes privadas do valerioduto pela CPI, mostra que 29% das 5.403 viagens feitas no Brasil foram para cidades fora da área de atuação da empresa. Os documentos, que fazem parte de uma ação judicial de Minas Gerais, citam, por exemplo, que os aviões foram, entre dezembro de 1998 e agosto de 2005, 58 vezes ao Piauí, terra do senador Heráclito Fortes (PFL).

Os vôos são referentes ao período em que a Brasil Telecom era comandada pelo Opportunity, do empresário Daniel Dantas. Fortes foi atacado pelos governistas da CPI sob a suspeita de agir como defensor de Dantas, por ser amigo de dirigentes do Opportunity. Dantas e a ex-presidente da BrT Carla Cicco tiveram seu indiciamento pedido pelo relatório final da comissão. “Grande parte dos vôos nacionais realizados pelo Opportunity foi para a Bahia, estado natal de Daniel Dantas, e Piauí, de onde é o senador Heráclito Fortes”, afirma trecho da auditoria à qual ojornal Globo teve acesso.’

O Heráclito Fortes?
Estou de boca aberta...
Nunca poderia imaginar isso de um senador do PFL...Se dizem tão santo, tão moralistas...pedem tantas CPIs....
Que surpresa!!!

Helena

Violência e arbitrariedade


Mais uma vez, a arbitrariedade e a repressão do governo Rosinha recaíram literalmente sobre as costas do funcionalismo estadual. Durante manifestação conjunta na Alerj das categorias do setor de educação, em greve na luta por reajuste salarial, seguranças da Assembléia e policiais militares agrediram brutalmente profissionais da rede estadual, da Uerj e da Faetec, que se encontravam na casa para acompanhar uma audiência pública e resolveram fazer uma ocupação pacíficado do plenário para sensibilizar os deputados a negociar. A violência deixou 10 feridos entre os manifestantes, que foram agredidos a socos e pontapés e com dispersão de gás de pimenta.

O tumulto começou justamente no momento em que os manifestantes começavam a abandonar o plenário da Alerj, já que as negociações para que uma comissão fosse recebida pelo presidente da casa, deputado Jorge Picciani (PMDB) já se encontravam adiantadas. Na saída, a professora aposentada, Leda Teixeira foi atacada pelas costas por um segurança da Alerj e desmaiou. Já do lado de fora, os manifestantes foram novamente agredidos, desta vez, pelos soldados da PM. No novo conflito, o professor da rede estadual Umberto dos Santos foi quem mais apanhou e está com suspeita de fratura de um braço. No momento, os feridos estão sendo encaminhados para a 5ª Delegacia Policial para prestar queixa contra os agressores e fazer exame de corpo delito.

Helena

PF vê indícios de esquema de propina em Furnas


Olha a lista de Furnas voltando a mídia!!!

Com base em relatório elaborado pela Controladoria Geral da União, a Polícia Federal afirma ter encontrado indícios de que, desde 2000, funciona em Furnas Centrais Elétricas um esquema de arrecadação de propina. As fontes pagadoras seriam empresas que fornecem produtos e serviços para a estatal. O dinheiro arrecadado teria como destino o pagamento de campanhas políticas regionais e nacionais. Ainda na investigação relacionada a Furnas, a PF intimou o lobista Nilton Monteiro para prestar depoimento na quinta-feira passada. Ele faltou e será novamente intimado.
Para continuar lendo essa matéria na folha para assinantes o link é aqui

Helena

Alckimin em crise


O pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) entrou em ação para neutralizar os principais focos de crise na campanha, causados pelas divergências estaduais entre tucanos e pefelistas. Como o PFL decidiu escolher o candidato a vice-presidente na chapa de Alckmin só depois de resolver essas questões, o comando nacional do PSDB está disposto a tudo, até mesmo fazer uma “intervenção branca” na Bahia, abrindo uma dissidência, para isolar o líder do partido na Câmara, Jutahy Magalhães Júnior (BA), que não aceita uma aliança com o PFL.

A briga entre as duas legendas no Estado, que é antiga, dominou as conversas políticas, um dia depois de o prefeito do Rio, César Maia (PFL), ameaçar com o rompimento da coligação nacional para deixar a sigla livre nos Estados. O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), desautorizou Maia. Pefelistas avaliaram que ele causou mais turbulências à campanha do pré-candidato do PSDB a presidente, que ainda está na fase de organização. “Mas, para resolver os problemas estaduais, é preciso criar um certo trauma”, analisou o líder da minoria no Senado, José Jorge (PFL-PE).

Foi para resolver novos “traumas” que o coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), teve longa conversa com Magalhães Júnior. Em seguida, uma outra reunião com a presença dos principais líderes das duas agremiações, foi realizada no gabinete do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). O aviso foi reforçado: o pré-candidato do PSDB pode ficar sem palanque na Bahia, se o partido não apoiar a reeleição do governador Paulo Souto (PFL).

Como esses conflitos afetam o desempenho nacional de Alckmin, Jereissati pediu paciência, mas afirmou a ACM que encontrará uma solução. Uma das idéias é repetir o que aconteceu em 1998, quando o PSDB rachou e uma ala dissidente apoiou a candidatura do senador César Borges (PFL-BA) a governador. Na avaliação da cúpula tucana, em nome da oposição ao senador do PFL da Bahia, o PSDB não pode assumir posição que favoreça o PT.

Helena

Sahium apresenta defesa


O prefeito de Anápolis, Pedro Sahium (PSB), condenado à perda de mandato e de direitos políticos por improbidade administrativa e corrupção, trabalhou normalmente ontem e, em rápida entrevista à imprensa, disse que vai defender-se. “Respeito o juiz e o Ministério Público. Agora, temos uma tese, que será defendida. O que não pode ser é condenar uma pessoa por antecipação”, afirmou. A tese da defesa será a de que as supostas irregularidades em contrato que levaram à sua cassação não violaram princípio de direito, não deram prejuízo ao erário nem causaram enriquecimento ilícito.

Helena

Eduardo Jorge ganha da Veja


Secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge Caldas Pereira ganhou ação por danos morais contra a Veja e deverá receber R$ 50 mil de indenização. A revista foi punida por uma série de reportagens que associavam o ex-auxiliar de FHC ao escândalo do desvio de verbas durante a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo. A condenação, determinada na semana passada pela 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, também obriga a revista a reproduzir o teor da sentença. A revista Veja anunciou que vai recorrer.

Helena

Polícia prende ex-senador


Licitações fraudulentas e desvio de taxas portuárias que teriam lesado os cofres públicos em R$ 7 milhões levaram para a cadeia 18 diretores da Companhia Docas do Pará e empresários investigados por três procuradores da República, presos ontem durante a Operação Galiléia, da Polícia Federal. Entre os presos está o ex-senador pelo PSB, Ademir Andrade, que presidiu a CDP até o final de março e saiu para concorrer a um cargo eletivo em outubro. Na casa de Andrade, a PF apreendeu duas pistolas 380 e uma pistola 9 milímetros, armas de uso restrito da polícia.

Helena

Cotas do barulho


O Presidente Lula quer que alunos carentes tenham o direito de estudar em Universidades Federais, assim como os filhos dos ricos tem .Até foi criado um projeto de governo que institui reserva de vagas para estudantes de escolas públicas em universidades federais.Mas não é isso que PFL/PSDB querem.Jovens manifestantes que defendem a aprovação da proposta foram barrados na entrada do plenário da Câmara dos Deputados ontem em Brasilia, a pedido sabe de quem? Alberto Goldeman do PSDB . A discussão sobre adoção da reserva de vagas nas universidades levaram os jovens manifestantes a vaiarem parlamentares e professores contrários à medida, alvo de projeto do governo

A proposta do MEC destina 50% das vagas para quem cursou o ensino médio em escolas públicas e, dentro desse percentual, mantém uma reserva de vagas para alunos que se declararem negros ou índios em uma proporção igual à população de negros e indígenas em cada estado brasileiro. A utilização desses critérios de raça para a definição de vagas em universidades federais gerou a polêmica entre os debatedores.

Já o jurista Fábio Konder Comparato, professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), defendeu a igualdade proporcional para os cidadãos, enfatizando que “não é a igualdade legal que vai eliminar as diferenças entre negros e índios”. Ele defendeu a existência de políticas afirmativas baseadas no princípio da igualdade proporcional: “não dá para tratar igualmente os desiguais”.

Helena

Vote no tucano e fique desempregado


Enquanto o Presidente Lula se preocupa em gerar emprego que a cada dia cresce mais em todo país, em São Paulo, governado pela dulpa de tucanos e hoje nas mãos dos pefelista a realidade é outra.Notícias dos jornais hoje falam:

Desemprego cresce em SP, pelo terceiro mês seguido (O Estado de S. Paulo).
Desemprego sobe e renda cai em SP (Folha de S. Paulo).
Desemprego voltou a crescer em SP (O Globo).

Pelo terceiro mês consecutivo, o desemprego aumentou na Região Metropolitana de São Paulo Paulo. Pesquisa divulgada ontem pelo convênio entre a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) mostra que a taxa de desemprego em São Paulo, passou de 16,3% para 16,9% da População Economicamente Ativa (PEA) de fevereiro para março. Isso indica que havia cerca de 1,695 milhão de pessoas sem ocupação no mês passado, 49 mil a mais que em fevereiro.

Além do crescimento do desemprego, a pesquisa mostrou também a queda no rendimento do trabalhador em São Paulo. Em fevereiro (último dado disponível), os rendimentos médios reais dos ocupados e dos assalariados tiveram redução de 1,6% e 2,4% em relação ao mês anterior, passando a equivaler a R$ 1.072 e R$ 1.140, respectivamente. Só no mês passado em São Paulo, foram fechados 118 mil postos de trabalho. Esse movimento foi atenuado, em parte, pela saída de 69 mil pessoas do mercado de trabalho no período.O comércio fechou 61 mil vagas, a indústria cortou 31 mil ocupações e os serviços eliminaram 29 mil postos de trabalho.

Helena

Manifestação pró Lula


Representantes dos sindicatos, dos estudantes e dos sem-terra se reuniram ontem para definir a participação em atos de defesa do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção é dar uma resposta às iniciativas pró-impeachment da oposição. A CUT (Central Única dos Trabalhadores), UNE (União Nacional dos Estudantes) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) marcaram para junho uma grande manifestação pró-Lula. A reunião, foi na sede da CUT em São Paulo, a portas fechadas,e também teve a participação do presidente do PC do B, Renato Rabelo, além de um representante do PSB.

"Esse tipo de mobilização tem dois objetivos. Primeiro, a defesa do mandato do presidente e, ao mesmo tempo, as reivindicações que esses movimentos apresentam ao presidente", disse Renato Rabelo. "É uma reposta a essa situação política que vivemos hoje. Há um desespero por parte da direita que procura a todo custo retornar ao poder. Nós, exatamente, procuramos fazer esse esforço de unir o movimento social", completou.

Reação

O presidente da OAB, Roberto Busato, em entrevista ao blog de Josias de Souza, disse considerar "radical" e "inconseqüente" a promessa dos movimentos de reagir a um eventual pedido de impeachment contra Lula. Tá certo seu Busato, você usar a OAB como palaque eleitoral para beneficiar tucanos pode, mas ato a favor do Presidente Lula é radical. Em nada vai me surpreender se daqui a pouco o senhor aparecer como candidato político.E na chapa dos tucanos.
Helena

Juros voltam a 1994


Alvo de intenso bombardeio durante o governo Lula, o Banco Central se tornou a principal fonte de boas notícias . Depois de levar a inflação para abaixo da meta de 4,5%, reduzir a taxa básica da economia (Selic) para o menor patamar desde 2001 e pavimentar o caminho para o país crescer 4% este ano, o BC informou que os juros ao consumidor caíram para o nível mais baixo desde julho de 1994, quando foi editado o Plano Real. Na média, as taxas cobradas das famílias fecharam março em 59% ao ano e, nos primeiros 11 dias de abril, já haviam recuado para 58%.

O afrouxamento da política monetária se reflete nas taxas cobradas das pessoas físicas. Entre setembro do ano passado e abril deste ano, a Selic recuou quatro pontos percentuais, de 19,75% para 15,75% ao ano. No mesmo período, os juros médios cobrados dos consumidores baixaram 3,9 pontos, de 62,1% para 58% anuais. O aumento do crédito será de extrema importância para que o comércio amplie suas vendas ao longo de 2006. Pelas contas do economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas Gomes, as vendas reais do varejo (descontada a inflação) vão crescer entre 6% e 7% frente a 2005.

Estímulo imobiliário

O total de crédito concedido pelos bancos para a compra da casa própria aumentou 6,1% nos primeiros três meses do ano, alcançado um saldo de R$ 29,8 bilhões.A Caixa Econômica Federal foi a principal responsável pela ampliação dos financiamentos. Pelas contas da Caixa, do início de janeiro até o dia 20 de abril deste ano, foram liberados R$ 3,5 bilhões em financiamentos, volume 119% superior ao emprestado no mesmo período do ano passado (R$ 1,6 bilhão). O dinheiro, conforme a Caixa, foi suficiente para permitir que 151 mil famílias tivessem acesso à moradia. Delas, 85% têm rendimento mensal de até cinco salários mínimos. Dos R$ 3,5 bilhões, R$ 2,2 bilhões saíram do FGTS. A previsão da Caixa é de liberar R$ 10,2 bilhões até o final do ano por meio de todas as linhas de crédito para habitação.

Capital externo

Entre janeiro e março deste ano, os estrangeiros aplicaram US$ 240 milhões no Brasil, dinheiro destinado, sobretudo, para empreendimentos de hotelaria no Nordeste. Os recursos entram em forma de investimentos diretos, contribuindo para a geração de emprego e renda. Os US$ 240 milhões, nos cálculos do BC, corresponderam a 6,2% de todo o investimento estrangeiro direto que entrou no Brasil no primeiro trimestre. Em igual período do ano passado, os recursos externos para o setor imobiliário equivaleram a apenas 1,23% dos investimentos diretos. O capital que vem do exterior está sendo usado ainda para a ampliação de fábricas e para reforçar o caixa do comércio. No mês passado, enquanto os financiamentos concedidos às empresas com recursos domésticos cresceram 0,1%, as operações com créditos do exterior deram um salto de 6,4%. Nos 11 primeiros dias de abril não foi muito diferente. Os financiamentos em reais aumentaram 1,9% e os realizados em moeda estrangeira, 6%.

Helena

Pedido negado


O PSDB não conseguiu barrar a veiculação da campanha publicitária, feita pela Petrobras, que mostra que o Brasil atingiu a auto-suficiência na produção de petróleo. Os dois pedidos de liminar para suspender a propaganda — sob o argumento de que a campanha promove a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — foram negados por ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda ontem o PSDB perdeu mais uma batalha na justiça,primeiro foi o corregedor-geral do TSE, ministro Cesar Asfor Rocha, quem negou uma liminar, na segunda-feira. Ontem foi a vez de o ministro substituto de o TSE, Ari Pargendler, também negar a liminar ao PSDB.

Segundo Pargendler, o pedido dos tucanos não se justifica. Em seu despacho, o ministro afirma que é do interesse de toda empresa veicular sua atuação no desenvolvimento econômico e social. Para ele, o fato de a campanha ter apregoado que a auto-suficiência em petróleo tornará o país mais forte, mais independente e com mais empregos não constitui propaganda do presidente Lula. O PSDB protocolou na segunda-feira as representações, com pedidos de liminar, para suspender a campanha da Petrobras. Além de argumentar que promove a candidatura de Lula, o PSDB alegou a vinculação da peça à propaganda do PT. Uma das representações, relatada pelo corregedor eleitoral, tem pedido de abertura de investigação judicial para apuração de abuso de poder político e econômico em favor do presidente Lula.

Helena

A Caixa dos tucanos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares as contas de publicidade da Nossa Caixa de março de 2002 a setembro de 2005, durante o governo de Geraldo Alckmin, hoje candidato do PSDB a presidente da República. A 1ª Câmara do TCE refutou as afirmações do presidente do banco, Carlos Eduardo Monteiro, de que as irregularidades da estatal, que gastou mais de R$ 45 milhões durante 22 meses sem realizar contrato nem licitação de propaganda, são um “erro formal” da instituição. O julgamento do TCE foi ontem, enquanto Monteiro era sabatinado na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa.

Segundo o parecer do TCE, “é intolerável que o banco busque conceder a si mesmo o direito de estabelecer relações contratuais amparadas em pactos verbais”. Para o conselheiro Eduardo Bittencourt Carvalho, o banco cometeu “grave ofensa contra a Constituição”.

A condenação do TCE às contas de publicidade vai além do período em que a Nossa Caixa gastou os recursos sem contrato (setembro de 2003 a julho de 2005) e considera irregulares os contratos firmados com as agências Colucci e Full Jazz em 2002. Em março daquele ano, as agências ganharam concorrência para gerenciar verbas de R$ 12 milhões e R$ 16 milhões, respectivamente, por 18 meses. Depois disso, as agências continuaram atendendo à conta do banco sem amparo contratual.

Entre as irregularidades durante a vigência do contrato, o TCE afirma que a Colluci recebeu R$ 15,7 milhões, aumento de 30,8% da verba licitada. Segundo a lei de licitações, só é permitido aditar os contratos em até 25% do valor inicial. Quanto à Full Jazz, o TCE afirma que ela recebia honorários de 18,75% quando o contrato previa 10%. Há também, segundo o parecer, notas fiscais que não constam do controle bancário.O julgamento será encaminhado à Assembléia e ao Ministério Público Estadual, que abriu inquérito para apurar as irregularidades do banco.

Helena

A quadrilha do Garotinho


Um dos doadores da pré-campanha do ex-governador Anthony Garotinho à Presidência da República, José Onésio Rodrigues Ferreira, foi preso no mesmo dia em que fez a doação de R$ 50 mil. Em 17 de fevereiro deste ano, José Onésio, que figura como sócio da empresa Virtual Line, José Onésio foi preso por policiais da Draco (Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas) acusado de assalto à mão armada e condenado a cinco anos e seis meses, estava foragido da Justiça desde 1992.

A história de Onésio,cuja prisão foi relatada em reportagem da “Folha de S.Paulo”, foi contada em detalhes ontem pelo advogado, Pedro de Alcântara Moreira, que afirma que seu cliente foi usado como laranja. José Onésio foi condenado por assalto em 30 de março de 1992, primeiramente, a cinco anos e seis meses de prisão em regime fechado. Depois, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, recorreu e conseguiu reformar a pena para cinco anos e quatro meses em regime semi-aberto. Ele é acusado de ter assaltado, com um cúmplice, um apartamento no Leblon.

Helena

Volta pra casa Goldman.

E assim disse Alberto Goldman, deputado federal pelo PSDB/SP e defensor das políticas de entreguismo, implantadas pelo governo tucano durante os oito anos de reinado do rei das asneiras, ontem 25: “O parlamento não está maduro o suficiente para votar essa matéria...” e sabem qual era a matéria a que este pérfido se referia?
À matéria que reserva 50% das vagas nas Universidades Publicas para negros, índios e estudantes que cursaram escolas públicas.
Já era de se esperar esse posicionamento dessa direita espurca e imunda, pois como trata de uma promessa de campanha do Presidente Lula e, que vai beneficiar milhares de jovens, resgatar uma divida histórica e democratizar o ensino de 3º grau, proporcionando ao filho do pobre, dividir a mesma sala de aula com um jovem bem nascido e melhor preparado em grandes estabelecimentos de ensino particulares e tradicionalmente educadores de uma elite mais abastarda, o parlamento não está maduro.
E esse é o jeito tucano de olhar para frente, de pensar no povo, claro, no povo bem distante do saber, do conhecer e de ser. Imaginem os arianos terem que freqüentar uma universidade e dividirem os mesmo espaços com negros, índios e pobres, “enfim” com os filhos de um Brasil tão grande e necessitado e mais democrático?
Quando eles estarão suficientemente maduros para votarem projetos que realmente beneficiem o povo?

Artur¹³ Conolly

Propaganda tucano

O PSDB estréiou nesta terça-feira suas inserções partidárias no rádio e na TV, com mensagens de 30 segundos no horário nobre, com o objetivo de tornar mais conhecido nacionalmente e as regiões do Nordeste, terão ênfase.Alckmin já fez de tudo para ficar conhecido, Já foi Bahiano quando visitou a Bahia, comprou camisa pirata, em Campinas foi Campineiro, mas apesar do esforço o tucano não sai do chão.A agenda televisiva de Alckmin foi intensa. Além do programa do Ratinho, foi no programa da rede evangélica Fala que eu te escuto da Rede Record, esteve no Superpop!, na Rede TV!, de Luciana Gimenez, no Programa Raul Gil, na TV Bandeirantes, onde não tirou o chapéu para o presidente Lula, no programa do pagodeiro Netinho, sem esquecer que esteve também no programa do cantor Ronnie Von o Todo Seu, da TV Gazeta, onde tomou sorvete de chuchu.Nada, absolutamente nada! Nada do tucano levantar vôo....O PSDB resolver apelar... Alckmin atuará como âncora da apresentação das propagandas tucanas a serem vínculadas hoje na TV. Ohhh Seu Alckmin, porque não falou antes? tenho o outdoor perfeito para sua campanha, olha ai acima! Ta ou não ta uma belezura? Aposto que com essa ajudinha o senhor vai tirar uns votinhos do Lula...qualquer coisa "tamos ai" pra ajudar ok chuchu?

Helena

terça-feira, 25 de abril de 2006

Saudades do chicote


O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, voltou a rosnar. Durante um seminário sobre política externa chamou de "mensalão" a anistia de dívidas concedidas pelo Brasil a países pobres da África. Disse que o governo tomou a atitude com o objetivo de conseguir votos para entrar no Conselho de Segurança da ONU. Para herr Bornhausen o fato de que a anistia foi dada a países pobres, vítimas da Aids e da fome, parece não importar muito. O relevante, para ele, é aproveitar a oportunidade para mais uma vez disparar críticas contra o governo Lula e, de quebra, prestar vassalagem ao governo norte-americano, que é contra o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

A verdade, independente da avaliação preconceituosa do senador, que é o ato do presidente Lula foi sobretudo um gesto de solidariedade com os povos irmãos dos países beneficiados com a anistia. Certamente, não vai acabar com suas mazelas sociais, mas vai ajudar a minorá-las. O Brasil não estabeleceu como pré-condição à anistia o apoio à vaga do Conselho de Segurança da ONU.Talvez saudoso do tempo em que os negros penavam sob os grilhões da escravidão e eram tratados à chicotadas, o ariano Bornhausen deve considerar que essa gente não merece tanta consideração. Hitler deve ter se revirado na cova. De satisfação.

Jens

TSE nega pedido do PSDB contra campanha da Petrobras


O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Cesar Asfor Rocha, indeferiu o pedido do Diretório Nacional do PSDB para suspender a veiculação da campanha publicitária da Petrobras, que divulga a auto-suficiência brasileira em petróleo. Os tucanos alegam que a campanha beneficia o presidente Lula, possível candidato do PT à reeleição, nas eleições deste ano. O corregedor Cesar Asfor entendeu que a campanha está apenas informando os Brasileiros da auto-suficiência da Petrobras.

Helena

Empresa de assaltante aparece entre doadoras a Garotinho


Ex-mulher de preso em Bangu diz que casal serviu de laranja; ele deixou sociedade neste mês

José Onésio Rodrigues Ferreira, 33, assaltante que cumpre pena no complexo penitenciário de Bangu (zona oeste do Rio), é fundador da empresa Virtual Line Projetos e Consultoria de Informática, que teria doado R$ 50 mil à pré-campanha de Anthony Garotinho (PMDB) à Presidência. Seu nome saiu da sociedade neste mês. A doação ocorreu em fevereiro, quando Ferreira era sócio.
A Virtual faz parte de lista de empresas divulgadas como doadoras. Algumas têm endereços fictícios em Rio Bonito (70km do Rio), conforme publicou o jornal "O Globo" no domingo.
Antes de ser preso, há dois meses, Ferreira morava em uma vila no pé do Tuiuti (São Cristóvão, zona norte), morro controlado pela facção criminosa Comando Vermelho. Sua ex-mulher, Sarajane Aparecida Luz Costa, também é ex-sócia da firma. Seu endereço residencial fica dentro da favela.
"Fomos laranjas. Não ganhei nada para fazer isso. Moro em um cômodo no porão da casa da minha mãe, na favela, com dois filhos. Sou depiladora e ganho R$ 385 por mês", disse Sarajane à Folha, em entrevista por telefone.
De acordo com a prestação de contas, que foi divulgada no site www.anthonygarotinho.com.br, a Virtual Line doou R$ 50 mil dos R$ 650 mil que teriam sido arrecadados neste ano pelo diretório do PMDB no Estado do Rio, com o único objetivo de financiar a pré-campanha de Garotinho.
Documento oficial da Junta Comercial do Estado informa que a Virtual Line foi fundada em 1º de dezembro de 2004, por Ferreira e sua então mulher, com um capital social de R$ 4.000.
A Junta Comercial registra que, no último dia 5, Ferreira deixou a sociedade. A doação dos R$ 50 mil ocorreu no dia 17 de fevereiro, conforme divulga o site do ex-governador do Rio.
A informação de que o irmão é dono de uma empresa de informática que teria doado R$ 50 mil a Garotinho surpreendeu Noélia Rodrigues Ferreira.
Ela disse que jamais soube que o irmão era empresário e que entendesse de informática. Os dois sempre moraram juntos. Noélia é quem cuida dos assuntos referentes ao irmão preso.
O site informa que, além da Virtual Line, doaram à pré-campanha as empresas Inconsul Informática e Consultoria de Projetos (R$ 150 mil), Emprin Empresa de Projetos de Informática (R$ 200 mil) e Teldata Telecomunicações e Sistema (R$ 250 mil).
A Virtual Line, a Inconsul e a Emprin teriam sede no município de Rio Bonito, onde a alíquota do ISS (Imposto sobre Serviço) é de apenas 1%. A Teldata, em Recife.
A Folha percorreu na quinta-feira passada e ontem, em Rio Bonito, os endereços das empresas divulgados pelo site. No suposto endereço da Virtual, funcionários do prédio informam que a empresa já não funciona lá há cerca de um ano. Os endereços da Inconsul e da Emprin são fictícios.
Os endereços corretos da Inconsul e da Emprin aparecem apenas na Secretaria Municipal de Fazenda. Elas seriam representadas em Rio Bonito pela firma Eloin Contábil. O dono da Eloin, José Américo dos Santos, disse que alugou "um espaço virtual" para a Inconsul e a Emprin.
"Isso é normal aqui. Elas funcionam virtualmente. Fisicamente, eu não sei onde funcionam. Também não conheço os donos. Não faço a menor idéia sobre quem são. Fiz a locação por meio de um intermediário. Sou um mero locador das firmas. Eu cedo espaço."
Anteontem, o PMDB divulgou nota afirmando que as doações foram feitas de forma legal.


Helena
Com informações do O Globo

Menor juro desde 1975


A taxa de juros poderá alcançar em junho o seu menor nível desde março de 1975. Para que isso ocorra, basta o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmar as previsões de mercado e cortar a taxa em 0,75 ponto porcentual no último dia de maio. Os juros, com isso, passariam dos atuais 15,75% para 15% ou poderá vir a 14% ao ano. O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, calcula que em março de 1975, em plena época do milagre econômico, a taxa estava em 13,6%. “Esta era a taxa paga nos BBCs (títulos de emissão do Banco Central), que era, nos anos 70 um equivalente da Selic”, explicou.

Helena

Tesouro: No Caixa tem reserva de R$ 200 bi


O Tesouro Nacional fez um caixa extra de R$ 200 bilhões para enfrentar eventuais turbulências na economia, especialmente neste ano de eleições. Chamado de “colchão de liquidez”, esses recursos são uma reserva que permite ao governo pagar os títulos que estão vencendo, sem que seja preciso fazer leilões de venda de novos papéis. O valor aproximado do colchão foi revelado ontem durante a divulgação dos dados sobre a dívida interna em títulos.

Segundo o coordenador-geral da dívida pública, Ronnie Tavares, o “colchão de liquidez” tem hoje um volume de recursos suficientes para garantir o pagamento de praticamente todos os títulos da dívida que vencem em cinco meses.


Helena

Tucano compara PSDB a Ronaldinho


O pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) demonstrou ontem que não está disposto a mudar o estilo da pré-campanha, como querem alguns correligionários, apesar de não ter subido nas pesquisas. Alckmin fez campanha ontem, no lançamento da candidatura do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) a governador do Rio, e atacou o presidente Lula. No auditório da sede a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro da capital fluminense, o pré-candidato do PSDB a presidente disse que “o povo quer menos espetáculo e mais compromisso com princípios, com valores” e deu sinal de que continuará a bater na tecla da eficiência e da correção na gestão pública como diferencial. Irônico, classificou Lula de “virtual”.
Apontando para caciques tucanos presentes, como o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE),Alckmin disse: “Existe um provérbio que diz: Diga-me com quem andas e direi quem tu és, a nossa sigla tem um time de “Ronaldinhos” para demonstrar que tem quadros que servem de alternativa ao Brasil ” Hilário o chuhcu, olha onde ele estava fazendo campanha...No auditório da sede a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e para jornalista!!
Helena

Sem Objetivo


Presidente do Senado deverá pedir arquivamento da CPI do Lula

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá pedir o arquivamento da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Lula.O destino da CPI do Lula será decidido, provavelmente, hoje. O presidente do Congresso pediu à assessoria jurídica do Senado a análise detalhada da solicitação, que foi assinada somente por senadores de oposição. Calheiros quer ter argumentos jurídicos para enterrar o pedido de criação da comissão. A aliados, ele confidenciou que não pretende arcar sozinho com o ônus de arquivar a CPI do Lula. Calheiros também não está disposto a transferir a decisão sobre o destino da CPI para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, hoje comandada pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). O presidente do Congresso quer evitar valorizar demais ACM, principalmente num ano eleitoral.

“Essa CPI vai morrer na origem porque não tem um fato determinado. O requerimento é muito frágil”, Apesar de terem assinado o requerimento, os oposicionistas admitem que a nova comissão tem por objetivo desgastar o governo. Reconhecem também que, dificilmente, a CPI irá à frente nas investigações sobre as relações de Lula com Okamotto. O requerimento apresentado na semana passada lista cinco fatos para serem apurados pela CPI, no prazo de seis meses.

Helena.

Notas Frias: Câmara investiga despesas de deputados com gasolina


O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), determinou ontem a abertura de investigação para apurar gastos com gasolina por parte de mais de uma centena de parlamentares. Os deputados dispõem de R$ 15 mil mensais para cobrir despesas em seus Estados com gasolina, hotéis, refeições e serviços de informática, entre outros. Em contrapartida, têm de apresentar nota fiscal. A suspeita do procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, é de que as notas fiscais sejam frias. Com esse e com outros benefícios, o salário do deputado, de R$ 12.847,20, chega a ser quadruplicado. De forma indireta, pode passar dos R$ 100 mil.

“Encaminhei as denúncias para a Corregedoria, órgão encarregado da investigação”, disse Aldo. Os nomes dos parlamentares que mais gastam foram divulgados pelo jornal O Globo. O maior é o deputado Francisco Rodrigues (PFL-RR), que apresentou notas de R$ 60 mil em gastos com gasolina só neste ano. Outro recordista de uso de combustível é José Tatico (PTB-DF), com R$ 52,4 mil, seguido de Marcelino Fraga (PMDB-ES), com R$ 54,2 mil.

Aldo disse que vai tratar do destino da verba indenizatória na reunião da Mesa Diretora da Câmara hoje. O corregedor da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PFL-PI), aparece na relação dos gastadores.

Helena

Dados do Banco Rural põem Collor sob suspeita


Investigados pelo Ministério Público Federal, os comunicados de operações com indícios de lavagem de dinheiro enviados pelo Banco Rural ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) nos últimos três anos incluem transações ligadas ao ex-presidente Fernando Collor e ao vice-governador de Minas e presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Clésio Andrade. Os documentos do Rural também apontam depósitos em espécie acima de R$ 100 mil na conta de André Puccinelli, ex-prefeito de Campo Grande e pré-candidato do PMDB ao governo de Mato Grosso do Sul, e da Rádio Melodia, empresa ligada ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Helena

Justiça determina afastamento de prefeito por improbidade


O juiz Sebastião José de Assis Neto, da Vara de Fazendas Públicas de Anápolis, determinou afastamento do prefeito da cidade, Pedro Sahium (PSB), por improbidade administrativa. Ele é acusado pelo Ministério Público de irregularidades na assinatura de um contrato de comodato entre a Prefeitura de Anápolis e o empresário e pastor evangélico Alecir Reginaldo, que lucrou com a construção de prédio comercial em área pública adjacente ao Ginásio Carlos de Pina.Alecir Reginaldo obteve R$ 1,17 milhão com a venda das concessões dos boxes aos comerciantes que utilizam o Mercado do Produtor para vender suas mercadorias. O local funciona como uma espécie de Ceasa. “No depoimento ao MP, algumas pessoas afirmaram que foram pressionadas a comprar o box sob pena de não poderem mais atuar no Mercado”, processo.

Helena

Residente no Brasil é eleito senador na Itália


Edoardo Pollastri, italiano residente no Brasil, descobriu, no sábado à noite, ter sido eleito para o Senado italiano pela lista União, de Romano Prodi. Dia 11, autoridades italianas deram vitória à argentina Mirella Giai. Após a apuração das últimas urnas, porém, ele ganhou por 70 votos e representará a América do Sul com o argentino Luigi Pallaro.

Helena

Futebol e Política: A Gênese de Uma Farsa


A mentira, se repetida mil vezes, torna-se uma verdade. Sim ou não? A expressão é atribuída a Goebbels, o grande gurus da propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Se a invenção maldosa adquire mesmo status de verdade, é uma incógnita. No entanto, é certo que corrói reputações, convence os desatentos e dissemina o ódio. Essa tem sido a prática de varejo da oposição neoliberal brasileira. Se não há crítica possível à política econômica de Lula, investe-se brutalmente sobre seu patrimônio moral. Mina-se diariamente sua credibilidade. Nessa batalha sem escrúpulos, tudo vale, do aluguel de caseiros à divulgação de pequenos venenos de impacto setorial. Pouco importa a realidade se a versão atende ao interesse golpista.

Lupa à mão, vasculhemos o universo microscópico da informação. Recentemente, logo após o encerramento do campeonato paulista de futebol, a Federação estadual promoveu uma prosaica solenidade para homenagear os heróis do ludopédio bandeirante. À festa compareceu o presidente Lula, confesso amante do esporte das multidões e corinthiano fanático. Ali, elogiou os alvinegros praianos, dialogou animadamente como o técnico Vanderlei Luxemburgo e enalteceu o título mundial do São Paulo Futebol Clube, conquistado em dezembro, no Japão.

Até aí, nenhuma surpresa. Sabe-se que o supremo mandatário identifica-se com as paixões populares. No dia seguinte, entretanto, iniciou-se sorrateiramente a construção de uma nova narrativa para os fatos. À gênese, o parlapatão e dublê de comentarista esportivo Chico Lang. Em sua coluna digital na Gazeta Esportiva, o jornalista publicou mais uma amostra do jornalismo de intriga e desconstrução de imagem. Lang, que também se diz corinthiano, procura de todos os modos incompatibilizar o presidente com a nada desprezível massa de torcedores do Parque São Jorge, hoje calculada em 24 milhões de almas. O jornalista afirma que Lula "pulou para o lado dos bambis", numa alusão rasteira e preconceituosa aos são-paulinos, identificados como maricas.

Para Lang, o presidente ofendeu o Corinthians ao posar para fotos ao lado dos tricolores e ao lamentar a ausência da Taça Libertadores da América na sala de troféus do Timão. Em linhas mal redigidas, o bufo-comentarista distorce os fatos para disparar sua conclusão: "Lula defende a elite e manda fumo no bolso dos pobres".

Convém notar que Lang apresenta-se como paladino dos interesses corinthianos, mesmo que suas invenções freqüentemente resultem em graves crises internas no clube. O mesmo ocorre nas intervenções corporativas do jornalista, também conhecido por gerar intrigas entre os colegas da TV Gazeta. Sua faceta pública menos visível é a de político sem mandato. Utilizando a adulação como método, Francisco José Lang Fernandes de Oliveira obteve, em 2000, uma vaga do PSDB para disputar um cargo na Câmara Municipal. O resultado nas urnas foi um estrondoso fracasso.

Hoje, novamente nas fileiras (inferiores) do exército tucano-peefelista, Lang procura mostrar serviço. O libelo difamatório faz parte de sua estratégia de exibição de fidelidade partidária. Pouca gente decente ou ocupada perde tempo com os textos confusos e com as bazófias de Chico Lang. Lupa à mão novamente, entretanto, encontramos quem lhe dê ouvidos e propague a inverdade.

Orkut e versão enlodada

Na rede de relações Orkut, acaba de surgir uma comunidade "Lula, Vergonha para o Timão". É moderada por um certo Gust Marques, que se diz conservador de direita, lutador de Jiu-Jitsu e leitor de um certo "Diário do Nazismo". Na apresentação da comunidade, baseada na obra de Lang, o jovem cidadão apresenta com estardalhaço uma frase que jamais foi pronunciada pelo presidente: "O São Paulo tem um grande time, merecedor dos três títulos mundiais. Pena o Corinthians não ter ganhado nenhum". Quem esteve presente à festa sabe que se trata de uma mentira. Gust adiciou um ponto à fantasia maliciosa do jornalista da Gazeta.

No caso de Gust Marques, o propósito sinistro é convencer os corinthianos de que Lula não considera válido o título mundial conquistado pelo clube, em 2000. Sabe-se que qualquer referência dessa natureza gera a imediata indignação dos alvinegros. Não satisfeito em criar a comunidade destinada a difamar e caluniar o presidente, o lutador de Jiu-Jitsu postou uma mensagem-propaganda na comunidade oficial do Corinthians, que conta com mais de 83 mil membros. O título é "Vejam o que Lula falou do Timão... Que vergonha".

Como era de se esperar, dezenas de fanáticos torcedores acreditaram na versão e teclaram pesados impropérios contra o presidente. Os inocentes consideram-se traídos pelo célebre membro da Fiel torcida. Alguns, decepcionadíssimos, afirmam que não mais votarão em Lula. Outros, espertíssimos, encontram pretexto para a exasperação. Aproveitam para exercitar o ódio de classe e para escancarar o preconceito contra o "pobre" e contra o "nordestino".

Tramas sutis como essa geram a faísca capaz de inflamar os ingênuos e armar os intolerantes. Na Alemanha, na Espanha e na Itália, propagandistas da extrema-direita, infiltrados especialmente entre os jovens torcedores, têm-se utilizado de pequenos ardis para paulatinamente reinstaurar o racismo e o recrutar novos militantes para a causa suprematista. O singelo exemplo brasileiro mostra como não estamos imunes a esse tipo de perversidade midiática. Entre a patranha de um tolo e a vilania de um tosco, arma-se a bomba da desavença. A vítima? Todos nós.

Mauro Carrara, jornalista e escritor

O Povo vai as ruas

CUT, MST e UNE preparam reação ao impeachment ....Demorô!!

Em reunião convocada pelo presidente da CUT, João Felício (na foto), líderes do movimento sindical e de entidades sociais discutem nesta terça-feira uma estratégia de reação a um eventual pedido de impeachment de Lula. “Se algum tresloucado neoliberal avançar nessa direção, nós vamos reagir”, avisa Felício. Leia abaixo a entrevista que o presidente de Central Única dos Trabalhadores concedeu ao blog do Josias:


- O que acha da tese do impeachment?

Não consigo nem imaginar que um pedido de impeachment prospere.

- Caso prospere, haverá reação?

Se algum tresloucado do neoliberalismo avançar nessa direção, nós vamos reagir.

- A posição é consensual no movimento social?

A esmagadora maioria pensa assim. Não vamos aceitar isso pacificamente. Não seremos meros expectadores de ações golpistas, udenistas ou qualquer nome que se queira dar.

- A OAB analisa a viabilidade do impeachment. O que acha?

Espero que a OAB não entre com uma proposta dessa natureza. Falar em impeachment do Lula é loucura. Vai dividir o país.

- A denúncia do Ministério Público não repôs o tema em pauta?

Para pedir impeachment, precisa ter um fato muito concreto. Não pode ter ilação. Impeachment é coisa séria, não é como comprar rabanete na feira. Na denúncia do Ministério Público não aparece a responsabilização do Lula.

- Há uma articulação para se contrapor ao impeachment?

Nesta terça-feira, aqui na CUT, faremos uma reunião dos movimentos sociais. Estaremos nós, o MST, a UNE... Chamamos também presidentes de alguns partidos: o Ricardo Berzoini (PT), o Renato Rabelo (PC do B), o Eduardo Campos (PSB). É um encontro de análise da conjuntura política. E vamos tratar desse assunto.

- A causa é forte o bastante para levar gente às ruas?

Tenho certeza absoluta. Não vamos aceitar que aqueles que têm saudade do poder retornem desse jeito. Quem quiser o poder que vá às urnas. O Lula tem suporte popular. Se for preciso, vamos provar isso. Quem tentar vai dar um tiro no pé.

- O feitiço do impeachment pode virar contra os feiticeiros?

Vai virar. Vai ficar clara a tentativa de derrubar um presidente que tem um olhar para o social muito mais avançado do que qualquer outro presidente na história.

- Qual a capacidade de mobilização dos opositores do impeachment?

Só a CUT tem 3.300 sindicatos filiados. Temos uma base de associados de 7,2 milhões de trabalhadores. No nosso caso, não será uma reação da CUT, como instituição. Quem não aceita é a militância sindical.

- Até onde vai o apoio da CUT ao governo?

Ninguém determina as opções da CUT. As nossas postulações, a nossa agenda são determinadas pela CUT. Somos contra, por exemplo, o superávit fiscal do governo Lula. Mas achamos que, para chegar aonde a gente quer, o Lula é o mais adequado. No mundo do trabalho, ninguém vai nos provar que a coisa piorou. Temos provas concretas de que melhorou. O Lula, para o que a gente quer, é melhor do que o FHC ou o (Geraldo) Alckmin, que vai radicalizar o que o Fernando Henrique fez.

Vida no semi-árido melhorou após programas sociais, diz agricultora


A vida do sertanejo melhorou nos últimos anos porque ele passou a depender cada vez menos das condições climáticas e das boas colheitas para sobreviver.
A opinião é da agricultora Ednalva Pinheiro Sena, 42, moradora da zona rural de Afogados da Ingazeira (376 km a oeste de Recife, PE). "Antes, não tinha tantas facilidades como se tem hoje", disse ela, referindo-se aos programas sociais.
A agricultora lembra que, quando sua filha, Ednateli, 17, era criança, as refeições que faziam dependiam basicamente do sucesso que obtinham com a lavoura. "Para dar de comer à menina, era preciso esperar a chuva, plantar, colher e vender. Só depois é que comprávamos a comida dela", recordou Sena.
"Se a lavoura não vingava, os parentes e amigos tinham que ajudar", afirmou. "Hoje, tem Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Bolsa-Escola, Bolsa-Família, essas coisas."
A agricultora, que conversou com a reportagem pelo telefone, afirmou que chegou a passar fome devido à seca que atingiu a região algumas vezes. "Se a plantação não rendia, ninguém comia", diz. "Agora, as mães sempre têm alguma coisinha em casa para dar aos filhos", conta.
Sena agradece a Deus por não ter tido outro filho, devido às dificuldades que enfrentou. Mas vê, na vizinhança e entre os parentes, uma situação melhor para as crianças do sertão.
"Antigamente, precisava tirar dinheiro da comida até para comprar remédio, para ir à escola", afirma. "Agora não. Tem posto de saúde com remédio de graça, carro para levar a criança [à escola], merenda e caderno."
A lavradora lembra também da evolução das campanhas educativas, das vacinações em massa e da melhoria da infra-estrutura no campo, como a eletrificação rural, como fatores que teriam contribuído para a redução da desnutrição infantil no semi-árido.


Folha de São Paulo