Pages

terça-feira, 27 de junho de 2006

Duelo: Lula x Fernando Henrique


Provocado por Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aceitou o desafio de comparar seus oito anos de governo com os três anos e meio do petista: nos próximos dias, o Instituto Teotônio Vilela, vinculado ao PSDB, deve imprimir uma cartilha, com tiragem de 10 mil exemplares, na qual procura estabelecer o confronto entre os titãs e cacarejar numa linguagem simples e popular, por entender que, pelo menos nesse galinheiro, Lula canta de galo e leva vantagem na comunicação com o povão.

Há algum tempo FHC exibe sinais de desconforto com as provocações, feitas por Lula e pelo PT, de que ele e seus dois mandatos são um fardo, um peso morto para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Desde quando quando José Serra era o favorito à indicação tucana, Lula e o PT esfregavam as mãos de satisfação por entender que seria mais fácil estabelecer o vínculo entre os dois.

A cúpula do PSDB e a campanha de Alckmin levantaram dúvidas sobre a eficácia do duelo, mas o próprio Fernando Henrique Cardoso deu o aval à publicação, patrocinada pelo Instituto Teotônio Vilela e coordenada pelo deputado Xico Graziano (SP), cujo título, "Fernando Henrique versus Lula: guerra dos números", remete à literatura de cordel.

Às vésperas das eleições, esse seria um duelo bem-vindo, não fosse o fato de que mesmo a matemática está sujeita a pequenas espertezas e às interpretações do interesse do lado tucano acostumado com a maracutaia. Em discurso na convenção que sacramentou sua candidatura à reeleição, por exemplo, Lula sempre comparou os "oito anos" de Fernando Henrique não com o seu governo. Será que os tucanos vão usar "FairPlay " na elaboração de cartinha? Esperar pra ver


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração