Pages

sexta-feira, 28 de abril de 2006

Tucanos em pânico

Arcanjo fala no “Fantástico” sobre caixa 2 em MT e vai apresentar lista de políticos e empresários domingo no Fantástico

É Fantástico! O slogan que há 30 anos se tornou marca registrada aos domingos a noite, na TV Globo, promete ser mais do que fantástico neste domingo. É que uma equipe da emissora carioca esteve na última quinta-feira em Cuiabá. A reportagem não será sobre o Pantanal, muito menos sobre a floresta amazônica. Desta vez a matéria que promete bater todos os recordes de audiência em Mato Grosso será com o presidiário João Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia do bicho no Estado e acusado de ter mandado matar muita gente, entre elas o dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão. Na entrevista, Arcanjo antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários que promete apresentar à Polícia Federal dia 5 de maio. Cita nomes, todo o esquema que envolvia o envio de propinas aos políticos e fala em Deus.

No encontro com o Fantástico, Arcanjo abre o jogo, fala dos empréstimos que fez para políticos e empresários mato-grossenses. Cita nomes e assegura que todos estes ainda lhe devem os empréstimos feitos, principalmente referentes às campanhas de 1998 e 2002. Mas o assunto mais bombástico da entrevista foi mesmo quando o repórter lhe perguntou sobre o esquema de empréstimo de dinheiro nas campanhas políticas de 1998 e 2002 e os políticos que foram beneficiados com a sua ajuda financeira. Tranqüilo, com um sorriso sarcástico, Arcanjo não poupou ninguém. Citou os nomes de vários políticos que estão se preparando para as eleições de 2006 e que são considerados bons de votos.

Policiais que acompanharam a entrevista disseram ao site 24 Horas News que ficaram surpresos com os nomes dos políticos citados por Arcanjo. “É gente da alta. Político famoso. Tem empresário que se diz poderoso. Um esquema incrível de poder e bajulação”, disse um dos policiais não conseguindo conter a surpresa do conteúdo da entrevista que vai ao ar domingo no Fantástico. Arcanjo falou também do chamado “Esquema tucano”, o já conhecido empréstimo de dinheiro para a campanha tucana de 1998 e 2002 e que acabou em investigação da Polícia Federal em 2004 com a apreensão de computadores nos escritórios políticos do ex-governador Dante de Oliveira e no Diretório Estadual do PSDB.

A entrevista que foi negada aos veículos de comunicação de Cuiabá, mas que vai ao ar no Fantástico é aguardada com expectativa, com muito nervosismo por parte da classe política e empresarial que se acostumaram ao recebimento de dinheiro fácil de Arcanjo. As drogarias e farmácias de Cuiabá estão ampliando os estoques de calmantes. Os hospitais da cidade estão se preparando para receber após o programas pessoas que tiverem seus nomes citados com pressão alta e infarto. O programa jornalístico da Globo será mesmo de arrepiar os cabelos, será Fantástico! A entrevista foi produzida e conduzida pelo jornalista Eduardo Faustine, o afamado “repórter sem rosto” das Organizações Globo, que vem acompanhando o caso de Arcanjo desde a deflagração da Operação Arca de Noé.

Repetindo a atitude de Suzane von Richthofen, Arcanjo aproveita a aparição no “Fantástico” para falar muito em religião, dizer que tem Deus no coração e conta com a sua misericórdia. O bicheiro aproveitou também para mandar beijos para a família e aparentar arrependimento com relação às suas antigas atividades.

Caixa 2 do PSDB

Em seu depoimento, todavia, Arcanjo teria se mostrado implacável com relação aos investimentos que teria feito em apoio a determinadas figuras de destaque da política de Mato Grosso. Confirmou as informações já fornecidas à Justiça Federal de que políticos e administradores ligados ao governo do PSDB, em Mato Grosso, continuam tendo enormes dívidas para saldar junto às empresas de factoring que administrava.

Sempre de acordo com as informações que o policial que acompanhou os depoimentos vazou para a imprensa de Mato Grosso, Arcanjo teria detalhado operações financeiras que realizou com a Assembléia Legislativa e algumas secretarias do governo tucano.
A verdade das declarações, todavia, só será conhecida no domingo à noite.

Helena
Com informações exclusivas Do 24 Horas News/MT

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração