Pages

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Cotas do barulho


O Presidente Lula quer que alunos carentes tenham o direito de estudar em Universidades Federais, assim como os filhos dos ricos tem .Até foi criado um projeto de governo que institui reserva de vagas para estudantes de escolas públicas em universidades federais.Mas não é isso que PFL/PSDB querem.Jovens manifestantes que defendem a aprovação da proposta foram barrados na entrada do plenário da Câmara dos Deputados ontem em Brasilia, a pedido sabe de quem? Alberto Goldeman do PSDB . A discussão sobre adoção da reserva de vagas nas universidades levaram os jovens manifestantes a vaiarem parlamentares e professores contrários à medida, alvo de projeto do governo

A proposta do MEC destina 50% das vagas para quem cursou o ensino médio em escolas públicas e, dentro desse percentual, mantém uma reserva de vagas para alunos que se declararem negros ou índios em uma proporção igual à população de negros e indígenas em cada estado brasileiro. A utilização desses critérios de raça para a definição de vagas em universidades federais gerou a polêmica entre os debatedores.

Já o jurista Fábio Konder Comparato, professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), defendeu a igualdade proporcional para os cidadãos, enfatizando que “não é a igualdade legal que vai eliminar as diferenças entre negros e índios”. Ele defendeu a existência de políticas afirmativas baseadas no princípio da igualdade proporcional: “não dá para tratar igualmente os desiguais”.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração